Hospital Veterinário da UENF passa a ter o nome de Sadi Bogado

• Categoria do post:Notícias
Homenagem foi realizada nesta sexta-feira com inauguração de placa em homenagem ao médico

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) realizou nesta sexta-feira (30/08/2024) a cerimônia de designação do Hospital Veterinário em homenagem ao médico anestesista Sadi Coube Bogado. O evento teve a presença dos filhos Maria Beatriz Bogado, Maria Bernadete Bogado e Luis Bernardo Bogado e contou com a inauguração com o descerramento da placa que nomina o Restaurante Universitário Sadi Coube Bogado conforme decisão de 2016 do Conselho Universitário (CONSUNI) da UENF.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, afirmou que a homenagem faz justiça a Sadi Bogado que já vinha há muitos anos sendo homenageado pelos alunos de medicina veterinária da UENF.

– Esta homenagem é muita justa. Nosso trabalho na UENF é fazer com que a universidade se concretize da forma com que seus idealizadores pensaram – destacou Rosana.

O deputado federal Sadi Bogado foi cassado pela ditadura militar em 1968, sua filha, Bernadete Bogado, ressaltou que o pai sempre dizia que a política é a arte do bem comum.

– Ele era humanitário. Ele foi cassado injustamente pelo AI-5, sendo considerado um poderoso agitador comunista pelos militares e ministros da ditadura, quando na verdade ele era um democrata cristão. Ele combateu as injustiças sociais e trabalhistas e combateu o inexequível Plano Nacional de Saúde – informou Bernadete.

O filho de Sadi, Bernardo Bogado, recebeu com emoção e gratidão o reconhecimento e lembrou que seu pai também teve o reconhecimento em vida da categoria de médicos veterinários com a medalha de honra ao mérito veterinário.

– É muito importante para a gente ver este reconhecimento com esta placa. Que homenagem espetacular, que reconhecimento fantástico este da categoria de médicos veterinários – disse Bernardo.

A filha de Sadi, Lúcia Helena Bogado, conversou com a reportagem direto de Londres, onde reside há 36 anos.

– Meu pai recebeu várias homenagens no Nordeste. Quando ele podia, ele ia nas cerimônias onde foi convidado para ser patrono de diversas turmas de médicos veterinários – contou Lúcia.

Sadi Bogado – Sadi Coube Bogado nasceu em Nova Friburgo-RJ no dia 15 de janeiro de 1928, mas foi para Niterói-RJ ainda bebê. Formado em Medicina em 1952 na Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ, Sadi Coube Bogado veio em 1953 para Campos dos Goytacazes-RJ para ser médico tisiologista do Hospital Ferreira Machado.

Sadi casou-se com Selma Vital Brasil Bogado, com quem teve sete filhos e criou mais dois filhos. Participou em Campos dos Goytacazes-RJ das fundações do partido PMDB no ano de 1979 e do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) no final da década de 1990. Foi diretor social do Goytacaz Futebol Clube e do Automóvel Clube Fluminense.

A lei 5517, que regulamentou a profissão de médico veterinário no Brasil, criada por Sadi Bogado, foi sancionada no dia 23 de outubro de 1968 e menos de dois meses depois, no dia 13 de dezembro, o deputado federal Sadi Bogado teve o mandato cassado e os direitos políticos suspensos por 10 anos pelo Ato Institucional Nº 5 da Ditadura Militar.

No dia 6 de dezembro de 2012, foi devolvido simbolicamente o mandato do ex-deputado federal Sadi Bogado, bem como dos também campistas Adão Pereira Nunes e Antônio Carlos Pereira Pinto, entre os 173 deputados federais eleitos e cassados, que tiveram seus mandatos simbolicamente devolvidos.

Na época, Sadi Bogado estava internado em um hospital em Campos dos Goytacazes-RJ, onde veio a falecer no dia 13 de dezembro de 2012, exatos 44 anos depois da cassação do seu mandato de deputado federal e sete dias após a devolução simbólica do seu mandato.