Professores têm encontros exclusivos com artista Alexandre Mury nesta sexta-feira na Villa Maria

Atividade está sendo promovida pelo Polo Arte na Escola – UENF, que funciona na Casa de Cultura Villa Maria. Objetivo é proporcionar uma experiência imersiva na ocupação artística “Formas Múltiplas de Continuidade do Espaço”, aberta na última segunda-feira

A Casa de Cultura Villa Maria, em parceria com o Polo Arte na Escola – UENF, promove nesta sexta-feira, 27/09/24, dois encontros exclusivos com o artista Alexandre Mury, voltados para professores de todas as redes de ensino. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva na ocupação artística “Formas Múltiplas de Continuidade do Espaço”, de Alexandre Mury, inaugurada na última segunda-feira, 23/09/24, que marca o início de um novo ciclo de exposições de arte na Vila.

Os encontros ocorrerão em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e serão uma oportunidade única para os professores realizarem um percurso completo pela exposição, guiados pelo próprio artista. Alexandre Mury compartilhará suas reflexões, técnicas e um pouco da poética que permeia os trabalhos apresentados, dando aos participantes uma visão profunda dessa nova fase da sua produção artística.

— É uma alegria enorme poder realizar esses encontros, especialmente em uma cidade fora do eixo Rio-São Paulo, onde a vivência da arte contemporânea ainda é escassa. Minha intenção é estar próximo da comunidade, dos professores e dos alunos, promovendo um diálogo aberto sobre a arte do nosso tempo. Espero que essa experiência desperte o interesse pela criação, pelo debate e incentive novas iniciativas artísticas na região. A arte contemporânea reflete o momento em que vivemos, e é fundamental que todos possam ter acesso a ela e se sentir parte desse movimento — afirma Mury.

Durante os encontros, haverá um espaço para diálogo e análise das obras expostas, facilitando a compreensão dos conceitos e das abordagens visuais de Mury, que transita por temas relacionados ao espaço, à memória, ao corpo e às novas tecnologias. Essa vivência é essencial para que os educadores se apropriem dos conteúdos da exposição e possam preparar melhor suas turmas para visitas futuras, oferecendo aos alunos uma experiência enriquecedora e significativa.

— Além de proporcionar o contato direto dos professores com o universo criativo do artista, esses encontros reforçam o papel do docente como mediador cultural, ampliando o repertório pedagógico e fortalecendo a prática docente no ensino de arte — afirma a coordenadora pedagógica do Polo Arte na Escola – UENF, Danuza Rangel.

As vagas para os encontros são limitadas e os interessados devem garantir participação pelo formulário de inscrição disponível no Instagram do Polo Arte na Escola – UENF – @artenaescolauenf. A inscrição é GRATUITA.

EDITAIS