Abordando o tema central “Conflitos Contemporâneos”, foi aberto na manhã de hoje, 13/11/24, o IX Fórum Discente de Sociologia Política da UENF, na Sala de Cinema do Centro de Convenções Oscar Niemeyer. O evento, que reúne alunos e professores de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Ciências do Homem da UENF (PPGSP/CCH/UENF), se estende durante todo o dia e início da noite, com mesas-redondas e apresentação de trabalhos de pesquisa.
A mesa de abertura foi composta pelo diretor do CCH, professor Geraldo Timóteo; pelo coordenador do PPGSP, professor David Maciel de Mello Neto; e pela doutoranda Bruna Tavares, representante discente e integrante da Comissão Organizadora do evento.
Bruna lembrou que a primeira aula inaugural do PPGSP também foi realizada no Cine Darcy, no ano de 2008. Ela afirmou que a escolha do tema do Fórum teve como base as duas linhas de pesquisa do Programa e uma análise dos trabalhos apresentados. Segundo a doutoranda, a organização do evento também focou em dois pontos fundamentais para que o programa fique mais sólido, no que diz respeito aos discentes: a recuperação da autonomia e da autoridade discente.
— A gente precisa ter isso desenvolvido principalmente num programa de pós-graduação. A autonomia a gente entende que começa pela consciência da importância da representação discente, atuando sempre em qualquer instancia do CCH, com independência, voltando-se para a garantia dos direitos e cobrança dos deveres dos alunos. Lembrando que essa autonomia e liberdade é relativa, pois temos todos que lembrar que estamos sujeitos a um regulamento, a normas, a regimentos, à coordenação e à comissão coordenadora do programa — disse.
Geraldo Timóteo abordou a questão do tema central do evento: “Conflitos Contemporâneos”.
— Quando recebi o convite fiquei pensando nas várias guerras que nós temos no mundo, mas também foquei no cotidiano, num exercício claro de pensar o local e o global. Se a gente fala do conflito internacional, estamos falando de conflitos de mercado, ideologia, conflitos em que a vida humana é colocada na berlinda. Mas precisamos definir o que é conflito, porque nós podemos olhá-lo também como a busca da solução de problemas. Os problemas podem existir e nunca serem encontrados e continuarão como problemas. Até que se estabeleça um conflito, ou seja, uma tentativa de resolução.
Após a abertura, foi realizada uma Mesa Temática sobre o tema “Violência e Segurança Pública”. Na parte da tarde, das 14h às 17h, haverá apresentação de trabalhos no CCH, coordenadas pelos debatedores Álvaro Martins Siqueira, André Pizetta Altoé, Bianca Monteiro de Castro, George Gomes Coutinho, Heitor Benjamim Campos e Luciana Campos Barbosa. A mesa de encerramento, com o tema “Conflitos Sociais”, ocorrerá das 18h às 20h, na Sala Multimídia do CCH, com a participação de Ana Carla Pinheiro (UENF), Edson Silva de Farias (UNB), Gustavo Santana (UENF), Jhayana Lins (UENF) e Mateus Augusto (UENF).
(Jornalista: Fúlvia D’Alessandri / Fotos: Cassiane Falcão – ASCOM/UENF)