Reunião será aberta a produtores de abacaxi dos municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra
O Comitê Gestor da Denominação de Origem (D. O.) “NORTE FLUMINENSE” para o Abacaxi realiza nesta terça-feira, 26/11/24, às 18 horas, no auditório 1 do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF, o encontro de estruturação desta indicação geográfica. A reunião será aberta a produtores de abacaxi dos municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
A coordenadora do projeto Indicação Geográfica do Abacaxi Norte Fluminense – Denominação de Origem, aprovado no edital 21/2023 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), professora e pesquisadora da UENF, Janie Jasmim, informou que a Associação dos Produtores de Abacaxi do Norte Fluminense-RJ, a Apra-Rio, foi criada em setembro e tem CNPJ e sede.
— A Faperj veio conhecer o projeto no campo. Foi feito um caderno de especificações técnicas. E agora será feito um dossiê para o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para a obtenção da denominação de origem do abacaxi do norte fluminense — explicou Janie.
(Jornalista: Wesley Machado / Ascom UENF)