Villa promove ‘Encontro de Estudos e Diálogos sobre a Obra de José Américo Motta Pessanha’


As inscrições estão abertas para os interessados em participar do Encontro de Estudos e Diálogos sobre a obra de José Américo Motta Pessanha, na próxima quinta-feira, 05/12/24.

A atividade faz parte de uma ativação de encerramento da Mostra “José Américo Motta Pessanha: Um Pensador Campista“, que acontece na Casa de Cultura Villa Maria.

O encontro, às 18h30, é aberto ao público e gratuito. Estarão presentes os professores da UENF Paula Mousinho Martins e Leonardo Rogério Miguel para discutir textos como “Bachelard e Monet: o olho e a mão”, “Humanismo e pintura”, entre outros.

O link de inscrição é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf7yMCPrOsrGTd7gPaK4f0JWkftLtSBvWWjaRBuPm4k69M3HA/viewform

— Estamos muito felizes com a apresentação de um pensador campista mas, para além disso, um pensador que elabora o projeto da Villa Maria. Não é apenas um culto à personalidade, mas é um reconhecimento da obra dele e uma provocação no sentido de buscar interlocuções e aprofundar o pensamento maravilhoso e sempre democrático de José Américo Motta Pessanha — destaca o diretor de Cultura da UENF, Giovane do Nascimento.

Giovane pondera, ainda, que este encontro de quinta-feira é uma discussão muito importante porque retoma o pensamento do José Américo.

— É nesse sentido que a gente pretende atuar na Villa Maria. Trazer as obras e provocar sempre discussões, debates. Nós já fizemos isso na exposição anterior. A ideia é essa para caracterizar o aspecto formativo, não só informativo, da Casa de Cultura Villa Maria — afirma.

Valorização de um pensador campista

Giovane pontua que a atividade de retomar, trazer o pensamento e as obras (não só escritas, mas de realizações) do José Américo Motta Pessanha, faz-se por todo o universo que o ronda. Por ser um homem da filosofia e de muitas realizações.

Segundo ele, trata-se do reconhecimento da obra de uma pessoa que esteve sempre comprometida com uma política cultural e, sobretudo, com uma concepção de democracia da cultura.

— Ele sempre batalhou por isso. A começar pela Coleção “Os Pensadores” — importante coleção brasileira de livros, editada por José Américo quando atuou na Abril Cultural, que reúne algumas das principais obras da história da filosofia —, por toda a formação musical, formação estética, de uma forma geral, que ele contribui para a sociedade brasileira — afirma.

Giovane destaca, ainda, que a história da democratização da cultura pode ser exemplificada pelo fato de que a Coleção “Os Pensadores” poderia ser comprada nas bancas de jornal. Toda a Coletânea da Música Popular Brasileira também.

— Isso só para entender a preocupação dele no sentido de democratizar a cultura e levá-la para as pessoas que não tinham muita condição de acessá-la. Formou muito do ponto de vista estético e cultural a sociedade brasileira — diz.

Mostra José Américo Motta Pessanha: Um Pensador Campista

Lançada na Casa de Cultura Villa Maria em 30/10/24, a Mostra “José Américo Motta Pessanha: Um Pensador Campista“, é uma homenagem à história e ao legado do idealizador da Villa e ao seu projeto inicial.

Natural de Campos dos Goytacazes, José Américo é um dos grandes nomes da filosofia brasileira. Suas composições sugerem uma imersão no universo intelectual e cultural de José Américo.

Na Mostra, além de acesso a sua produção acadêmica e filosófica, os visitantes poderão acompanhar uma seleção de seu acervo fonográfico pessoal, textos de jornais, poesias e documentos que testemunham seu impacto na cultura e no pensamento brasileiro.

A Mostra pode ser vista de segunda a sexta, de 9h as 17h, na Villa Maria até 06/12/24.

(Jornalista: Thábata Ferreira)

NOTÍCIAS

EDITAIS