Uma das startups mais promissoras do setor de biotecnologia vegetal, está entre as chamadas ‘empresas filhas da UENF’ ou ‘spin-offs. Trata-se da Casgen Biotecnologia em Mudas, que planeja investir mais de R$ 1 milhão na construção de um laboratório modelo para produção de mudas na cidade de Tanguá, no Rio de Janeiro, em 2025.
Já atuante no município de Resende (RJ), a startup ampliará sua abrangência para Tanguá a partir de uma bem-sucedida rodada de negócios com um investidor anjo, somada ao apoio estratégico da FAPERJ, por meio do programa Doutor Empreendedor Fase 2, e ao amparo obtido a partir do Programa de Incubação da TEC Incubadora.
-A Casgen, assim como outras ‘empresas filhas da UENF’, ou como também chamamos ‘spin-offs’, é mais um exemplo de como a UENF é uma universidade empreendedora, que forma um estudante pronto para o terceiro milênio. Que não só está preparando para o futuro, mas o ajuda a construí-lo. O papel da Incubadora neste processo é conectar as demandas da sociedade aos laboratórios de pesquisa. Com o apoio da Faperj, apoiamos a Andressa Generoso [da Casgen], no Programa Doutor Empreendedor, para transformar os estudos realizados em nível doutoral em uma empresa que conecta todo o conhecimento desenvolvido na universidade em benefícios para a sociedade – avaliou Henrique da Hora, presidente da TEC Incubadora
Henrique reforça, ainda, que levar este resultado à sociedade -promovido através do que é produzido dentro universidade- é o papel da TEC Incubadora. “Ficamos muito realizados porque o impacto da UENF é percebido em todo o estado e esse é só mais um exemplo disso”, destaca.
Nova Estrutura a ser implantada
A nova estrutura montada pela Casgen será equipada com tecnologia de ponta, incluindo biorreatores de imersão temporária. Ela permitirá que a startup amplie sua capacidade de produção, atendendo à crescente demanda por mudas de alta qualidade no mercado brasileiro. O projeto não só eleva o padrão da produção de mudas no país, mas também consolida Tanguá como um polo emergente de inovação em biotecnologia vegetal.
A Revolução da Micropropagação
Fundada em 2020, a Casgen utiliza a técnica de micropropagação in vitro para produzir mudas clonadas de plantas ornamentais, frutíferas e florestais em escala comercial. Essa técnica permite a multiplicação de centenas de mudas a partir de um único tecido vegetal, garantindo uniformidade, resistência e alta produtividade. A empresa se destaca por resolver problemas como a falta de padrão das mudas no mercado e a dependência de importações.
Com foco na inovação, a Casgen também desenvolve protocolos para espécies de alto valor comercial, como variedades de abacaxi resistentes à fusariose, criadas pela Embrapa, e o kiri-japonês, utilizado em projetos de reflorestamento. A startup adota um modelo de negócios B2B, oferecendo serviços personalizados para atender às demandas específicas de cada cliente, incluindo grandes produtores e empresas do agronegócio.
(Com TEC Incubadora)