UENF convida docentes para participar do Projeto Rondon – Operações Amazonas 2025

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) convida os professores a submeterem propostas de ações extensionistas para integrar a participação da instituição na Operação “Amazonas” do Projeto Rondon, prevista para ocorrer de 8 a 27 de julho de 2025.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é uma iniciativa interministerial que busca promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social por meio de ações realizadas em parceria com instituições de ensino superior. Esta operação possibilitará que os participantes contribuam diretamente para o fortalecimento de comunidades em municípios do estado do Amazonas, abordando temas como comunicação, saúde, educação, meio ambiente, cultura, tecnologia e direitos humanos.

Os docentes interessados podem enviar suas propostas de plano de trabalho até o dia 9 de fevereiro de 2025, para o e-mail da PROEX (proex@uenf.br), com o assunto “PROPOSTA RONDON AMAZONAS”. As propostas devem atender aos requisitos do edital do Projeto Rondon e serão avaliadas pela Câmara de Extensão da UENF. As diretrizes e o edital completo estão disponíveis neste link: www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/projeto-rondon.

Cada proposta deverá ser estruturada para um dos conjuntos temáticos indicados no edital: Conjunto A (Educação, Saúde, Cultura e Direitos Humanos), Conjunto B (Meio Ambiente, Comunicação, Tecnologia e Trabalho) ou Conjunto C (Comunicação Social, com foco em cobertura e divulgação).

As equipes selecionadas serão formadas por dois professores e até oito estudantes de graduação e pós-graduação, que terão a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora em extensão universitária. Todos os participantes receberão certificados de rondonistas emitidos pelo Ministério da Defesa.

A UENF arcará com os custos de deslocamento até os centros regionais, enquanto o Exército Brasileiro proverá alojamento, transporte e alimentação durante as operações.

Para mais informações, entre em contato com a PROEX e acompanhe as atualizações na página oficial do Projeto Rondon.

 

NOTÍCIAS

EDITAIS