
A Agência de Inovação da UENF e a TEC Incubadora realizam na próxima terça-feira, 15/07/25, às 14h, no Auditório II do Edifício P4 da UENF, o Workshop sobre o Edital FAPERJ Nº 13/2025 – “Programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação”, que está com inscrições abertas até 22/08/25. A bolsa para os contemplados é de R$ 7.500 durante 24 meses.
O evento é voltado especialmente a doutores recém-titulados e doutorandos em fase final de formação, bem como orientadores nos Programas de Pós-Graduação da UENF, interessados em transformar o conhecimento científico em soluções inovadoras, com potencial de geração de negócios e impacto social.
O assessor da Diretoria de Tecnologia da FAPERJ, Guilherme Santos, apresentará os principais aspectos do edital, e representantes da Agência UENF de Inovação, da TEC Incubadora, e da equipe de apoio à inovação da universidade, estarão disponíveis para esclarecimentos e orientações sobre a elaboração de propostas.
O diretor da Agência de Inovação da UENF, professor Gonçalo Apolinário, informou que em 2024 mais de 25% dos selecionados no edital Doutor Empreendedor da FAPERJ, 11 de um total de 40, foram de pesquisadores da UENF.
— Os egressos da UENF têm maior taxa de sucesso no edital Doutor Empreendedor porque recebem uma melhor preparação para a proposição de novos negócios. A participação neste workshop de terça-feira é uma oportunidade estratégica para quem deseja trilhar caminhos para o empreendedorismo científico, com apoio institucional e financiamento da FAPERJ — afirmou Gonçalo.

O egresso da UENF e doutor empreendedor Walaci Santos comentou sobre a importância das disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Negócios e Inovação e Propriedade Intelectual durante sua trajetória acadêmica na UENF.
— Foi nesse espaço que tive contato com conceitos como modelo de negócios, proposta de valor e validação de mercado, ferramentas que despertaram meu olhar para além da pesquisa acadêmica e me mostraram que era possível transformar ciência em inovação com impacto social e econômico. A disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Negócios foi essencial para desenvolver meu pensamento empreendedor e compreender que o conhecimento produzido na universidade pode e deve, gerar soluções aplicadas ao mundo real. Esse aprendizado foi determinante para que eu estruturasse a ideia da minha startup e conquistasse, em 2023, a aprovação no edital Doutor Empreendedor da FAPERJ, que apoia pesquisadores com propostas inovadoras de base científica e tecnológica — destacou Walaci.
Neste contexto, nasceu a Aroma Biotech, uma startup de biotecnologia voltada para o setor cafeeiro com foco em desenvolver soluções sustentáveis para o pós-colheita do café especial, com base na aplicação de leveduras selecionadas.
— Atuamos com dois produtos principais: um inoculante fermentativo que melhora os atributos sensoriais do café e um antifúngico biológico que protege os frutos durante a secagem, reduzindo perdas e a necessidade de químicos. Atualmente, Aroma Biotech conta com uma equipe de cinco bolsistas atuando nas áreas de Biologia, Agronomia, Ciência de Alimentos, Marketing e Design, e Engenharia de produção, integrando o ambiente acadêmico com a prática empreendedora. Essa estrutura não só impulsiona o desenvolvimento da startup, como também contribui para a formação de novos talentos que estão vivenciando, na prática, o potencial transformador da ciência. Nosso propósito é unir ciência e inovação para valorizar o trabalho do produtor, aumentar a pontuação sensorial do café e impulsionar a sustentabilidade na cadeia produtiva. Tudo isso começou dentro da universidade e hoje caminha para o mercado graças à base construída ainda na pós-graduação — lembrou Walaci.
As inscrições para o workshop devem ser feitas no link a seguir: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFqKZdJ7Fu3283SDFyHIWG7xq4GSlsdKUGqmL-EpP_riafWw/viewform?usp=header
Serviço:
Workshop sobre o Edital FAPERJ Nº 13/2025 – “Programa Doutor Empreendedor: Transformando Conhecimento em Inovação”
Data: 15 de julho de 2025
Horário: 14h
Local: Auditório II – Edifício P4 – UENF
Público-alvo: Doutores formados nos últimos 5 anos e doutorandos em fase final de formação
(Jornalista: Wesley Machado – ASCOM/UENF)