Conquistas destacam a excelência da pesquisa desenvolvida na UENF



Estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), orientados pelo professor Luís Guilherme Mansor Basso, do Laboratório de Ciências Físicas (LCFIS) do Centro de Ciência e Tecnologia (LCFIS/CCT), conquistaram quatro prêmios no Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), realizado em Campinas-SP entre os dias 28 e 31 de outubro. A conquista dos prêmios destaca a excelência da pesquisa desenvolvida na UENF.
Os alunos Miguel Eduardo Salazar Aurich, Gustavo Victor Tissi Batista, Marcos Joel Hernández Peña e Vanessa Leal Henriques foram reconhecidos por seus trabalhos apresentados durante o evento, que reuniu pesquisadores de todo o país para discutir os avanços mais recentes nas áreas de biofísica molecular, celular e de sistemas biológicos.
O doutorando Miguel Eduardo Salazar Aurich, do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia (PGBB), conquistou o segundo lugar no Prêmio Carlos Chagas Filho, uma das mais prestigiadas premiações concedidas pela SBBf a jovens cientistas. O trabalho de Miguel investiga como a composição lipídica e a presença de íons cálcio modulam a estrutura e a função dos peptídeos de fusão do SARS-CoV-2, o coronavírus causador da Covid-19. Esses peptídeos são curtas cadeias de aminoácidos presentes na proteína de superfície do vírus e desempenham um papel central no processo de fusão entre a membrana viral e a célula hospedeira.
Os doutorandos Gustavo Victor Tissi Batista (PGCN) e Marcos Joel Hernández Peña (PGBB), além da aluna de Iniciação Científica, Vanessa Leal Henriques, receberam Menção Honrosa pelas melhores apresentações de pôster do congresso. O trabalho de Gustavo apresenta o desenvolvimento de magnetolipossomos, estruturas formadas por lipídios e nanopartículas magnéticas, voltadas para aplicações em hipertermia magnética, técnica que utiliza o aquecimento controlado dessas nanopartículas para auxiliar no tratamento de células tumorais. Marcos apresentou um estudo que investiga compostos naturais com potencial atividade contra micobactérias. Vanessa apresentou um pôster que explora o uso de complexos de ferro como potenciais agentes antivirais capazes de interferir no processo de fusão de membranas virais.
Para o professor Luís Basso, as conquistas refletem o alto nível de formação e o comprometimento dos estudantes com a pesquisa científica.
“Esses resultados evidenciam o amadurecimento do nosso grupo de pesquisa e o compromisso da UENF em promover uma formação sólida, crítica e de excelência para seus estudantes. É gratificante ver o reconhecimento nacional do trabalho que realizamos aqui. O desempenho dos estudantes da UENF no congresso da SBBf reforça a qualidade das pesquisas em biofísica desenvolvidas na instituição e o papel de destaque que a Universidade vem conquistando no cenário científico nacional”
Luís Guilherme Mansor Basso
Jornalista: Wesley Machado / Ascom UENF



