Exposição ‘Histórias de Dom Pedro II’ encanta o público em abertura na Villa Maria

Abertura contou com música, apresentação em vídeo e conversa com os visitantes sobre o tema

Uma noite de celebração à história. Assim ficou marcada a abertura da Exposição “Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense”, que aconteceu nesta quarta-feira, 26/11/25, na Casa de Cultura Villa Maria. A exposição é uma realização do projeto de extensão Caminhos Turísticos Fluminenses, do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro e da Casa de Cultura Villa Maria, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UENF (ProEx/UENF).

O público contou com representantes de diferentes e importantes instituições na região, como o Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes (IHGCG), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e o Instituto Federal Fluminense (IFF), além de visitantes de cidades vizinhas, como São João da Barra. 

A abertura teve exposição sobre a chegada da Família Real ao Brasil em 1808 até o exílio de Dom Pedro II, registros de prédios históricos (palácios e igrejas) por onde a Família Imperial passou e às viagens ao Norte Fluminense. Os músicos da ONG Orquestrando a Vida ainda encantaram o público, tocando a Valsa do Imperador. 

Diretor de Cultura da UENF e diretor da Casa de Cultura Villa Maria, o professor Giovane Nascimento prestigiou o evento e destacou a importância da realização para a preservação histórica da região.

— O projeto Caminhos Turísticos Fluminenses é uma iniciativa muito interessante e significativa do Geoparque, situado na Villa Maria. E a exposição é mais uma proposta relevante pela preservação histórica da região, que a Diretoria de Cultura se orgulha em apoiar — destaca Giovane.

A exposição continua aberta ao público nesta quinta-feira, 29/11/25, na Villa Maria, até às 17h. O principal atrativo fica por conta da primeira mostra do livro Histórias de Dom Pedro II: Família, Palácios, Igrejas e Viagens ao Norte Fluminense, da professora Maria da Gloria Alves.

— A abertura foi muito boa e esperamos ainda mais para o segundo dia. Além de seguir com a exposição apresentando a história a mais pessoas, teremos mais atrativos para quem nos visitar. É um trabalho que nos leva a aprofundarmos nas histórias e costumes do século XIX pelo Rio de Janeiro e na região Norte Fluminense — comenta Maria da Glória.

Veja a programação AQUI.

Texto: Yan Tavares / Diretoria de Cultura UENF

Fotos: Gisele Nascimento / Diretoria de Cultura UENF

NOTÍCIAS

EDITAIS