
O simpósio “TEA com Ciência”, que acontece neste domingo, 30/11/25, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), marca o encerramento de um importante ciclo de capacitações voltadas para a educação inclusiva de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa promovida pela UENF alcançou professores da rede pública e licenciandos da própria Universidade, assim como de outras instituições de ensino superior.
O projeto “TEA com Ciência” e a Multiplicação do Conhecimento surgiu a partir de uma emenda parlamentar com o objetivo de oferecer uma formação complementar em educação inclusiva para os estudantes de licenciatura sobre o TEA. Segundo Jóber Brito, coordenador do projeto e servidor da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da UENF (ProAC), a capacitação evoluiu para além da UENF.
– Com o andamento do projeto, percebemos a necessidade de que nossos bolsistas praticassem a capacitação de pessoas de fora da UENF, tornando-se multiplicadores do conhecimento adquirido – destaca.
A formação, que teve oito edições nos formatos presencial e online, expandiu-se, inicialmente, para profissionais da educação pública, depois para licenciandos de outras IES e, na última turma online, foi aberta a qualquer pessoa interessada, dada a relevância demonstrada pelo curso.
A importância da iniciativa é reforçada por professor Milton M. Kanashiro, pró-reitor de Assuntos Comunitários da UENF e um dos palestrantes do simpósio. Ele destaca que a educação inclusiva é um direito legal e um passo fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

— No contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de outras neurodivergências, ela representa não apenas a inclusão de crianças e jovens no ambiente escolar e universitário, mas também a garantia de que suas necessidades específicas sejam respeitadas e atendidas, promovendo o desenvolvimento pleno de suas habilidades – afirma.
Kanashiro ressalta ainda que a inclusão educacional, combinada com a capacitação de profissionais, gera oportunidades para que alunos do espectro autista e de outras condições se desenvolvam plenamente, socializem e aprendam de forma significativa.
– Assim, contribuímos para a edificação de uma sociedade mais justa e equitativa, onde cada um pode ocupar o seu espaço na sociedade e exercer a sua cidadania – conclui.
Programação do Simpósio: Ciência, Direito e Mercado de Trabalho
Manhã:
– O evento começa às 8h com o Credenciamento, seguido pela Mesa Oficial de Abertura às 9h.
– Às 9h30, o Dr. Milton M. Kanashiro abordará o tema “Autismo em Foco: Decifrando o Espectro com a Ciência de Hoje”.
- Às 10h15, representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Dra. Anik Rebello Assed Machado (Promotora de Justiça) – falará sobre “TEA: o Poder dos Vínculos Afetivos na Garantia dos Direitos e no Fortalecimento do Protagonismo Infantil” e o Dr. Pedro Henrique Lima Gomes (Assessor Jurídico) – sobre “Aspectos Civis e Criminais dos Direitos das Pessoas Autistas”.
- Às 11h15, acontece a I Mostra TEA com Ciência, apresentando projetos de licenciandos bolsistas.
- Intervalo para almoço: 12h30.
Tarde:
– O retorno é às 14h30 com Dra. Mariana Mattos Manhães Machado, que discutirá “Desafios e oportunidades na construção da Inclusão na Educação Brasileira”. Às 15h15, Jóber Brito compartilha o “Relato de experiência – Acolhimento de estudantes com TEA na UENF”.
– Às 15h45, o foco se volta para o mercado de trabalho com a Dra. Anizaura Lídia Rodrigues de Souza (psicóloga organizacional e do trabalho), apresentando “Inclusão profissional: Desenhando Carreiras e Ambiente de Trabalho para Pessoas com TEA”.
– O evento se encerra com a entrega de certificados às 16h30, seguida de um coquetel às 17h.
(Texto: Anna Letícia Bila – bolsista, sob supervisão da repórter Thábata Ferreira – ASCOM/UENF)



