Centro de Memória UENF reinaugura Espaço-Memória-Identidade UENF nesta sexta-feira

Evento será às 9h30 na sala 116 do 1º andar do prédio E1 (Reitoria)

O Centro de Memória (CEM) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) reinaugura na sexta-feira, 05/12/25, às 9h30, na sala 116, 1º andar do prédio E1 (Reitoria), o Espaço-Memória-Identidade da UENF. O CEM/UENF tem apoio da UENF, do Centro de Ciências do Homem (CCH), da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e do Laboratório de Estudos da Sociedade Civil e do Estado (LESCE)

Na cerimônia, será descerrada a placa inaugural pela reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues, e pela professora titular aposentada Lana Lage da Gama Lima. Na oportunidade, também será inaugurado no Hall do prédio E1 (Reitoria) o painel CEM UENF com uma exposição permanente.

O Espaço-Memória-Identidade UENF ficará aberto para recepção de documentos, registros fotográficos e arquivos em geral sobre a UENF. E, a partir da data de inauguração, ficará aberto ao público. O contato para doações e agendamento de visitas é pelo e-mail: centromemoria@uenf.br.

A ex-pró-reitora de Extensão da UENF e professora titular aposentada Lana Lage da Gama Lima, contou em entrevista exclusiva para esta reportagem que o projeto Memória nasceu da ideia do ex-reitor, professor Salassier Bernardo, de publicar um livro sobre os 10 anos da UENF:

“Para esse livro, eu e a Heloiza (de Cácia Manhães Alves) fizemos muitas entrevistas com os professores e todo pessoal que implantou a UENF e, dele, nasceu a ideia do projeto Memória”

Lana Lage da Gama Lima

“O trabalho pautou-se pelo desenvolvimento de atividades de cuidados e tratamento adequado com a documentação recolhida desde 2002, quando foi criado o projeto Espaço de Memória pela professora Lana Lage da Gama Lima e a técnica Heloiza Manhães Alves. O objetivo era resgatar a documentação produzida ao longo da criação e implementação da Universidade e, assim, construir a trajetória histórico-social da instituição com a produção de um livro, de caráter institucional em comemoração aos 10 anos da universidade.

O projeto que nascera em 2002 no âmbito LESCE/CCH/ UENF, toma fôlego em 2012 quando é aprovado um projeto em edital de apoio à pesquisa na Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

A riqueza da documentação recolhida e sua importância histórico-social impuseram uma política de preservação do acervo, além de requerer a continuidade do trabalho por meio de obtenção de recursos. Foi submetido à Faperj o projeto Difusão e Democratização da Memória com a Educação Patrimonial: Centro de Memória UENF- CEM /UENF, aprovado em dezembro de 2014, que está em vigor.

Equipe do CEM/UENF entrega miniatura do Centro de Convenções à reitora

O projeto teve as atividades interrompidas na pandemia de Covid-19. O espaço do projeto foi reestruturado e, desde março de 2024, com apoio do edital PAPIC/UENF, voltaram a ser desenvolvidas ações como programa de extensão com a incorporação à equipe dos bolsistas do Projeto Jovens Talentos da Faperj, bolsistas de extensão discentes e Universidade Aberta e estudantes de doutorado da UENF”.

A coordenadora do CEM/UENF, Wania Amélia Mesquita Belchior, comentou que o objetivo do projeto é contribuir no desenvolvimento da pesquisa nas diversas áreas do conhecimento, como sociologia, história, cultura visual, arquivologia, educação e administração pública.

– Propomos a partir da implantação do CEM/UENF (Centro Memória UENF) compreender a universidade como instituição acadêmica de ensino, pesquisa e extensão e sua configuração enquanto gestora da cultura e do patrimônio cultural, bem como discutir sua inserção em Campos dos Goytacazes, lócus de sua criação, e importância para o desenvolvimento social e econômico da região norte noroeste fluminense – destacou Wania.

Serviço:

Reinauguração do Espaço-Memória-Identidade UENF do Centro de Memória UENF
Data: 05/12/25
Horário: 9h30
Local: Sala 116 do prédio E1 (Reitoria)

(Jornalista: Wesley Machado / ASCOM UENF)

NOTÍCIAS

EDITAIS