UENF participa de Fórum Nacional dedicado à preservação de Acervos

Universidade esteve presente entre as mais de 40 instituições de todo o país

Gestores, pesquisadores, técnicos e estudantes dedicados à preservação, gestão e difusão da memória audiovisual imagética e sonora brasileira, se reuniram na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 26 e 29 de novembro de 2025, para o III Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som (MIS) em Rede. A Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) esteve presente, entre as mais de 40 instituições de todo o país.

Durante quatro dias de intensos debates, oficinas e visitas técnicas, os integrantes reafirmaram que a preservação audiovisual não é um ato passivo de guarda, mas um esforço contínuo e deliberado contra o esquecimento e a obsolescência tecnológica. Conforme debatido em mesas temáticas e grupos de trabalho, a história da preservação no Brasil, desde o processo de formação dos acervos até a atual, exige uma postura ativa e contínua.

Como resultado do Fórum, foi elaborada a Carta de Curitiba 2025, que é o testemunho do compromisso em garantir que a memória imagética e sonora do Brasil seja preservada, acessível e valorizada como direito fundamental de todos os cidadãos.

Ainda dentro do Fórum, foi feita a institucionalização da Rede e construída pelos participantes a Associação Brasileira de Profissionais de Museus da Imagem e do Som e Correlatos (ABPMIS). A proposta é que através dessa associação possam ser implementados projetos de formação profissional nas instituições, oferecer consultoria a outras organizações interessadas em audiovisual, imagem e som, entre outras iniciativas que visem à preservação e a valorização de acervos.

O servidor da Casa de Cultura Villa Maria, Gustavo Rangel, esteve representando a diretoria de Cultura da Universidade.

– É de fundamental importância a UENF estar presente em encontros como esse. Mostra que estamos comprometidos e atentos ao que se discute e ao que acontece na vanguarda da preservação e valorização de acervos, sejam eles físicos ou digitais. Foram dias produtivos de oficinas e palestras que traziam em pauta novas tecnologias e a sustentabilidade dentro dos espaços – destaca Gustavo.

A atual gestão da Diretoria de Cultura da UENF tem fortalecido significativamente a atuação da Unidade de Pesquisa, Tratamento e Conservação de Acervos da Casa de Cultura Villa Maria, que passou a desempenhar papel estratégico na preservação, organização e difusão do patrimônio documental e histórico da universidade e da cidade de Campos dos Goytacazes.

Sob essa perspectiva, a unidade tem promovido a organização técnica do acervo bibliográfico, documental, fonográfico e audiovisual, com atenção especial à conservação física e à digitalização. Esse trabalho resultou na estruturação de um catálogo online disponível ao público por meio do endereço: https://acervo.vmaria.uenf.br.

NOTÍCIAS

EDITAIS