Realizadores do interior do RJ têm até 20 de fevereiro para inscrever seus filmes no II Festival Internacional Goitacá de Cinema

Cineastas e produtores das regiões Norte, Noroeste, Serrana e demais cidades fluminenses do interior têm até o dia 20 de fevereiro para submeter suas obras à edição de 2026 do II Festival Internacional Goitacá de Cinema. As inscrições para as mostras competitivas devem ser realizadas exclusivamente de forma online, através do site da Quiprocó Filmes (www.quiprocofilmes.com.br) ou pelo link na bio do Instagram @festivalgoitaca.

O festival destaca a mostra competitiva “Olhares do Interior” como uma categoria que promove um espaço estratégico para filmes realizados integralmente no interior do Estado do Rio de Janeiro, promovendo a descentralização e revelando talentos que florescem fora da Região Metropolitana.

Panorama das Mostras
O festival busca obras de curta e longa-metragem, nos gêneros ficção e documentário, produzidas a partir de janeiro de 2025. Confira as categorias:
Mostra Competitiva Brasileira: dedicada a longas e curtas nacionais, inéditos ou não, abrangendo curta ficção, curta documentário, longa ficção e longa documentário.
Mostra Competitiva Internacional: aberta a obras estrangeiras de curta e longa duração em categorias de ficção e documentário.
Mostra Competitiva Zezé Motta: sessões voltadas para filmes que promovam a diversidade de raça e gênero no cinema brasileiro.
Mostra Competitiva Cabrunquinho: dedicada a filmes para o público de crianças e adolescentes em diferentes formatos.
Mostra Competitiva Olhares do Interior: vitrine exclusiva para a produção do interior fluminense, fortalecendo o vínculo entre território e criação.
Mostra Informativa Futuro do Clima: seção inédita focada em obras que abordem o debate ambiental e climático.
Premiação e Formação

Os selecionados concorrem ao “Troféu Cabrunco”, premiação oficial confeccionada pelas artesãs do projeto “Caminhos de Barro”, na UENF. O festival, realizado pela Quiprocó Filmes, vai além da exibição, oferecendo em agosto o II Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense e o Programa de Formação, reunindooficinas e debates. O evento também conta com o Cine Market Goitacá e experiências turistícas, agregando ações de mercado e turismo.

O II Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Tem parceria cultural e educacional com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), o Cine Darcy, a Diretoria de Cultura da UENF, o Projeto Caminhos de Barro, o Centro de Ciências do Homem (CCH), a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), entre outros.

SERVIÇO
●Inscrições: até 20 de fevereiro de 2026.
●Onde: www.quiprocofilmes.com.br
●Data do Festival: 06 a 11 de agosto de 2026.
●Local: Campos dos Goytacazes e São João da Barra (RJ).
●Data do Evento: 06 a 11 de agosto de 2026, em Campos dos Goytacazes e São João da Barra.

NOTÍCIAS

EDITAIS