17º ENGEP começa daqui a uma semana

Tem início daqui a uma semana um dos maiores eventos relacionados à indústria de petróleo e gás do estado do Rio de Janeiro: o 17º Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (ENGEP). O evento — que ocorre de 22 a 26/08/22, no campus da UENF em Macaé — tem como principal objetivo apresentar à comunidade acadêmica e ao setor produtivo os mais recentes avanços, tendências tecnológicas e linhas de pesquisa da área de Engenharia de Exploração de Petróleo.

Realizado anualmente, o ENGEP é organizado por alunos e professores do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF. Este  ano, o encontro voltará a ser realizado presencialmente, no campus da UENF em Macaé. Durante a semana, serão realizados 10 minicursos e 16 palestras abordando os mais diversos temas da área de petróleo. Veja a programação no site do evento AQUI.

Dentre os temas a serem apresentados, estão: recuperação avançada e fluidos de perfuração, ferramentas e disciplinas abordadas durante a graduação, como Engenharia de reservatório e Geoquímica de reservatórios, além de  Excel e Programação em Python, a economia que envolve o mercado de óleo e gás, com temas de geopolítica e meio ambiente, tecnologias voltadas para a indústria de óleo e gás e abordando o mercado de trabalho e comportamento profissional, com debates relacionados aos movimentos atuais da indústria de óleo e gás, oferta e demanda de empregos.

Também serão realizadas duas mesas-redondas com ex-alunos e recém formados no curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo da UENF, além de duas visitas técnicas a empresas parceiras para aprimorar o conhecimento dos participantes.

Dentre os palestrantes, estarão Adolfo Puime, Eliane Soares, Ivan Mendes, Isabelle Bela, Beatriz Gilbertone, Thaíse Constâncio, Julia Rangel, Marcos Chaiben, Ronan Ávila. Mais informações sobre os palestrantes estão disponíveis na página oficial do evento no instagram instagram.com/engepuenf .