Dia Nacional do Físico

O Dia Nacional do Físico foi comemorado no último domingo, 19/05/24. A data foi instituída no final de 2023 e começa a ser comemorada este ano, coincidindo com o centenário do físico Cesare Mansueto Giulio Lattes, o mais destacado físico brasileiro — que dá nome à plataforma de currículos do CNPq. Neste artigo, os físicos Roberto Franco e André Guimarães, da UENF, falam sobre a data, que tem como referência o ano de 1905, quando Albert Einstein publicou quatro artigos científicos de grande impacto para a Física.

Albert Einstein (Fonte: New Scientist)

Veja o artigo abaixo:


Dia Nacional do Físico

O Dia Nacional do Físico, instituído pela Lei N° 14.769, de 22 de dezembro de 2023, estabelece a celebração no dia 19/05. A data tem como referência o ano de 1905, que foi o ano no qual Albert Einstein publicou quatro artigos científicos de grande impacto para a Física e, consequentemente, para a compreensão da natureza e desenvolvimento tecnológico.

Os artigos de Einstein publicados em 1905 tratam sobre o Efeito Fotoelétrico, a Teoria da Relatividade Especial, a equivalência entre massa e energia, e sobre o movimento Browniano. O efeito fotoelétrico é uma das formas de interação da radiação eletromagnética com a matéria, e consiste na emissão de elétrons de um material quando uma luz é incidida nele. Este efeito é explicado a partir da identificação que a luz se comporta de maneira dual, ora como ondas ora como partículas, os fótons, que possuem energias específicas. Esta mudança de paradigma permitiu o entendimento da natureza e a manipulação da matéria em escala atômica, permitindo, por exemplo, o desenvolvimento de dispositivos como o diodo e o transistor, fundamentais para a criação dos computadores e aparelhos eletrônicos que usamos atualmente. Devido às suas contribuições à Física, em especial, pela descoberta do Efeito Fotoelétrico, Einstein recebeu o prêmio Nobel de Física de 1921.

Outro tema de artigo publicado por Einstein em 1905 é a Teoria da Relatividade Especial, que foi decorrente da tentativa de unificação das leis da mecânica com as leis eletromagnéticas. São postulados desta teoria, a inexistência de movimento absoluto e que a velocidade da luz é uma constante. Como consequência, o tempo e o espaço não são parâmetros fixos, mas sim relativos, associados à velocidade do movimento. A inter-relação entre o espaço e o tempo implicou a equivalência entre a massa e a energia, de forma que a energia é equivalente produto da massa de um corpo pelo quadrado da velocidade de luz (E = m c2). Mais tarde, com base nesses trabalhos, Einstein viria a publicar sua teoria da gravitação conhecida como Teoria da Relatividade Geral. Graças a essa teoria, temos hoje tamanha precisão na localização feita por GPS. Além destes trabalhos, Einstein, analisando estatisticamente o movimento aleatório de partículas, o movimento Browniano, confirmou a hipótese atômica, na qual os materiais são compostos por átomos.

O primeiro ano em que se comemora o Dia Nacional do Físico coincide com o ano do centenário de César Lattes, o mais destacado físico brasileiro, cujo trabalho sobre a detecção do méson pi, foi premiado com o Nobel de Física de 1950, concedido a Cecil Powell, chefe do grupo de pesquisa. O nome de César Lattes foi incluído, em abril de 2024, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria brasileira.

André Guimarães e Roberto Franco