Estudantes do CBB participam de curso de inverno nas férias

Estudantes do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da UENF participaram na última semana do I Curso de Anatomia Vegetal. Na segunda-feira (30/07) foi realizada uma técnica de campo onde os estudantes colheram a planta Espirradeira, que fica em frente à UENF. A planta seguiu para análise da folha e da flor pelos estudantes no laboratório.

Na quarta-feira (02/08), os estudantes participaram de uma dinâmica no Laboratório Preparo de Amostras de Materiais (PAM) do CBB. Na oportunidade, eles aprenderam com a técnica em Química Giovana Alves de Moraes sobre boas práticas e rotinas para o trabalho no laboratório, como preparo de soluções, processamentos, concentrações  ideais de agentes, vidraria, provetas, balão volumétrico, esterilização e lavagem.

O estudante do 9º período do curso Agronomia da UENF, Eduardo Salomão Soares Filho, achou muito positiva a experiência no curso de inverno na UENF.

— Muita coisa legal de histoquímica. Muito aprendizado, desde as práticas de coleta no campo até a preparação de amostra para utilização nos microscópios de varredura e de luz, com aulas teóricas e práticas — disse Eduardo.

Na sexta-feira (04/08), os estudantes assistiram a duas palestras, “Pergunta, Hipótese e Análise de Dados”, com o professor Demétrius Lira Martins; e “A vida do pesquisador na academia e na consultoria”, com a professora Priscila Simioni, que encerrou o evento.

O curso de inverno nas férias, com coordenação geral da professora Maura Cunha e subcoordenação da  pós-doc, Laís Bezerra, também contou na organização com Renata Pegoral, Rodrigo Feitoza e Nicolly Bautz. Com apoio da Capes, CNPq e Faperj, o curso teve também a participação do Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).