Instituto Serrapilheira – 4ª chamada pública de apoio à Ciência

O Instituto Serrapilheira lançou nesta sexta-feira, 16/10, a 4ª chamada pública de apoio à ciência. Serão selecionados até 12 jovens cientistas com grandes perguntas que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, ciência da computação e matemática, para serem apoiados por três anos. Os grants para projetos originais e ousados vão variar de R$ 200 mil a R$ 700 mil.

A nova chamada pública traz algumas mudanças importantes em relação às anteriores. O período de apoio se estendeu para que os cientistas possam desenvolver seus projetos em longo prazo, com a liberdade que é essencial para a pesquisa de excelência. O valor do grant passou a ser variável e levará em consideração as necessidades de cada projeto – por exemplo, se são mais ou menos experimentais.

O bônus da diversidade também mudou. Agora os cientistas, após selecionados, poderão concorrer, de forma voluntária, a recursos extras para serem investidos exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O valor do bônus vai depender da ação a ser desenvolvida e poderá variar de 10% a 100% do grant recebido. A forma de implementar as ações de inclusão será discutida com cada grantee

Mais informações – aqui