Programa Capes/Brafitec inscreve até 13/09

Estão abertas até as 17h do dia 13 de setembro as inscrições para o Programa CAPES/Brafitec. A seleção, de até 25 projetos de parcerias universitárias entre o Brasil e a França nas áreas das Engenharias (I, II, III e IV), é regida pelo Edital nº 10/2023, publicado nesta quinta-feira, 13 de abril. O documento está disponível no Diário Oficial da União e no Portal da Fundação. A ação é resultado da parceria entre a  CAPES e a Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d’Ingénieurs – CDFI (em livre tradução: Conferência dos Diretores de Escolas de Engenharia Francesas).

O proponente brasileiro deve apresentar a candidatura junto à Fundação, via Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Os franceses devem seguir o protocolo pelo comitê do país europeu. Instituições interessadas devem se cadastrar  no Sicapes até 6 de setembro. Dúvidas relacionadas ao  edital podem ser enviadas até 11 de setembro para o e-mail: inscricao.brafitec@capes.gov.br.

O investimento máximo previsto é de R$ 141 milhões, com um teto de R$ 5,6 milhões por proposta. Os recursos devem ser usados para a concessão de bolsas de graduação-sanduíche, com vigência de seis a 18 meses, missões de trabalho e material de consumo. A vigência dos projetos será de até quatro anos, com uma avaliação intermediária depois do segundo ano. O início das atividades está previsto para janeiro de 2024 e a indicação das bolsas será entre abril e junho a cada ano.

Sobre o Programa
O Programa CAPES/Brafitec seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre o Brasil e a França, nas áreas de Engenharia, em nível de graduação. O programa estimula o intercâmbio entre os países e incentiva a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos.

(Fonte: Redação CGCOM/CAPES)