Reitora da UENF participa de audiência pública sobre cotas para pessoas trans em universidades públicas

A Reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues, participou de audiência pública realizada em 18/04/24 na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para discutir a implementação de cotas para pessoas trans em universidades públicas, a convite da deputada Dani Balbi.

A audiência foi um espaço importante para debater políticas de inclusão e acesso equitativo ao ensino superior, reconhecendo os desafios enfrentados por pessoas trans na busca por educação e oportunidades acadêmicas.

Acompanhada de representantes do coletivo TransUENF, Rosana enfatizou o compromisso da UENF com a promoção da diversidade e da igualdade de acesso, destacando a importância de medidas afirmativas para garantir a representatividade e a inclusão de grupos historicamente marginalizados na academia.

Durante sua intervenção, a reitora apresentou dados e experiências da UENF em relação ao ingresso e permanência de estudantes, enfatizando a necessidade de políticas concretas e eficazes para garantir o acesso e o sucesso acadêmico de pessoas trans. Ela também ressaltou a importância do diálogo contínuo entre instituições de ensino, governo e sociedade civil para desenvolver e implementar políticas inclusivas e sensíveis à diversidade.

— A participação da reitora da UENF na audiência pública reflete o compromisso da universidade com a promoção da justiça social, da igualdade de oportunidades e do respeito pelos direitos humanos. A UENF reafirma seu papel como uma instituição comprometida com a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa, onde todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero, tenham acesso igualitário à educação e ao conhecimento — afirmou a reitora da UENF.