UENF marca presença em evento literário na Câmara Municipal de Campos

Nesta quinta-feira (11/05), a UENF marcou presença na Tarde de Autógrafos na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes-RJ. Quatro escritores ligados à UENF lançaram ou relançaram seus livros em um evento prestigiado, com a presença de grande público no Palácio Nilo Peçanha, sede do legislativo municipal.

A egressa de Física da UENF, Kele Viana, lançou seu livro de estreia, a coletânea de poemas “Fagulhas de Mim”. O trabalho de conclusão de curso de Kele na UENF havia sido sobre Física e Poesia.

— Não há como dissociar a poesia do conhecimento científico. A poesia constitui-se como um potencial instrumento para a divulgação científica e uma espécie de “devolução” do belo que já é intrínseco ao saber científico, sobretudo à física, ao descrevê-lo com a sensibilidade que lhe é costumeira. A poesia é uma forma de expressão humana, é arte! A palavra arte vem do latim “ars” e corresponde ao termo grego “techne”, técnica, modo de fazer, que, em sentido estrito, corresponderia à ciência. Então ciência, é poesia — afirmou Kele.

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) da UENF, Manuel Vazquez, destacou a relevância da participação da UENF em eventos culturais como este.

— A universidade faz parte da sociedade. Ela e a sociedade são uma coisa só. Uma instituição que quer trabalhar com ensino, pesquisa e extensão, só consegue ser de vanguarda se está junto com a sociedade. São momentos importantes de debate, em que nós podemos ver o que a sociedade faz, o que a sociedade demanda. Neste evento, quatro escritores que são da sociedade campista também são da comunidade UENF e, ao escrever como pessoas da sociedade campista, eles também imprimem coisas que são peculiares à UENF nos seus escritos É muito importante, muito interessante — disse Manuel.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj) e técnico ambiental da UENF, Cristiano Peixoto Maciel, relançou seu livro “Educação Ambiental: Contos, Microcontos e Desencontros”. Ele comentou sobre o sucesso do evento.

— A organização da Tarde de Autógrafos na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes está de parabéns. Foi um evento que permitiu uma integração entre escritores e escritoras da cidade e a sociedade. Fiquei muito honrado pelo convite e feliz por participar. Para as próximas edições pode ser feito um sarau — sugeriu Cristiano.

Um dos organizadores do evento, o jornalista Wesley Machado, que atua na Assessoria de Comunicação da UENF, lançou a 3ª edição do seu livro “A bola, a arte e a vida” e foi um dos organizadores do evento.

— Dos 12 autores que participaram do evento literário na Câmara de Vereadores, quatro, ou seja, um terço, têm ligação com a UENF — destacou Wesley, que é mestrando em Cognição e Linguagem na UENF. Sua mãe, a servidora da UENF Ezilane Machado, que atua como técnica administrativa na Universidade desde 2002, também prestigiou o evento.

O decano do Centro de Ciências do Homem (CCH), professor Sérgio Arruda, também relançou seu livro “Um cão late na noite”.

— Eventos desta natureza deveriam ter ainda mais apoio das instituições oficiais — afirmou.