Villa sediará reuniões do Instituto Histórico e Geográfico

O diretor de Cultura da UENF, Giovane do Nascimento (ao centro), recebeu Sylvia Paes, Francisco Aguiar e Mário Filho, do Instituto Histórico e Geográfico de Campos

O diretor de Cultura da UENF, professor Giovane do Nascimento, reuniu-se na última quarta-feira, 28/02/24, na Casa de Cultura Villa Maria, com integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes. Durante a reunião, ficou acertado que as reuniões mensais do Instituto serão realizadas na Villa Maria. Em contrapartida, o Instituto irá promover palestras na Casa de Cultura.

Participaram da reunião o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, jornalista Francisco Manoel  Aguiar Ribeiro; a historiadora Sylvia Marcia Paes; e o advogado Mário Filho. As reuniões serão realizadas das 19h às 20h30 em um dia da semana entre terça e sexta-feira, ainda a ser escolhido.

Fundado em 2013, o Instituto tem como  um de seus objetivos pesquisar, estimular, estudar e difundir a História, Geografia e Ciências afins do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e, especialmente, do município de Campos dos Goytacazes.

Também atua zelando pelas tradições nacionais fluminenses e especialmente as de Campos dos Goytacazes e preservando a memória dos cidadãos fluminenses que tenham relevante papel na construção da história do país, estado e município.

A obtenção de documentos, objetos de arte e artigos de valor histórico; a promoção de palestras e conferências; e o incentivo à elaboração de monografias e outras produções científicas também faz parte de seus objetivos.