Evento faz parte da programação da 17ª Semana do Produtor Rural da UENF, realizada pelo CCTA
Na mesa de abertura do 1º Encontro dos Povos dos Campos, no auditório do P4, estiveram presentes a pró-reitora de Extensão da UENF, professora Deborah Guerra Barroso, que representou a reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (CCTA/UENF), professor Alexandre Pio Viana; o coordenador de Extensão do CCTA/UENF, professor Fábio Cunha Coelho, o coordenador Norte da Emater Rio, Luciano Carniello; a liderança do Açu, 5º distrito de São João da Barra, Noêmia Magalhães; a representante da Pastoral da Terra, Priscila Alves; e Mateus, do MST.
Demandas sociais e atenção à causa da sustentabilidade
A pró-reitora de Extensão da UENF considera que pesquisar é criar em conjunto, e é em eventos como a Semana do Produtor Rural da UENF e o Encontro dos Povos dos Campos que a criação mais se integra às demandas sociais.
— Esse é um encontro de muita construção. Essa integração deve fazer parte da formação de nossos alunos, para que sejam profissionais mais humanizados e sensíveis à sociedade que nos circunda. A UENF firma compromisso com a sustentabilidade, em todas as suas vertentes — afirmou Deborah.
O diretor do CCTA/UENF destaca que o 1º Encontro dos Povos é um momento importante e satisfatório.
— Nosso Centro está sempre aberto a vocês. Que esse movimento se mobilize todos os anos e que a gente consiga continuar para o ano que vem — disse Alexandre.
Diálogo da academia com a comunidade
O coordenador de Extensão do CCTA/UENF disse que o Encontro dos Povos dos Campos é um espaço para escutar as dores e os anseios das pessoas.
— Estamos aqui para dialogar com a comunidade, com os movimentos sociais, levantar questões importantes, modificar a academia para que ela possa servir mais e melhor — declarou Fábio.
A 17ª Semana do Produtor Rural da UENF e o 1º Encontro dos Povos dos Campos prosseguem até sexta-feira (09/08/2024), com várias atividades no campus Leonel Brizola, da UENF, como feira e círculos agroecológicos em espaço aberto, bem como atividades externas, como visitas a campo, com transporte saindo da UENF.
Os eventos, realizados pela Câmara de Extensão do CCTA/UENF, têm patrocínios da PROEX UENF, FAPERJ, CAPES e dos programas de pós-graduação em Ciência Animal, Produção Vegetal e Genética e Melhoramentos de Plantas e apoio da EDUENF Agroecologia.
Confira mais informações sobre a 17ª Semana do Produtor Rural da UENF aqui.