Aberta a 17ª Semana do Produtor Rural

A Pró-reitora de Extensão, Deborah Guerra Barroso, abriu a 17ª Semana do Produtor Rural e o Encontro dos Povos dos Campos

Nesta segunda-feira (5), foi aberta a 17ª Semana do Produtor Rural e o Encontro dos Povos dos Campos, promovidos pela UENF em parceria com a Emater-RJ. Realizada pela Coordenação de Extensão do CCTA, a Semana do Produtor Rural faz parte do calendário anual de atividades da UENF e é um dos maiores eventos de extensão universitária do Estado do Rio de Janeiro.

Participaram da cerimônia de abertura a pró-reitora de Extensão da UENF, professora Deborah Barroso; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (CCTA), professor Alexandre Pio Viana; o coordenador de Extensão do CCTA, professor Fábio Coelho; o secretário de Agricultura de Campos e professor da UENF, Almy Junior; o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa; o diretor técnico da Emater-Rio, Marconi Resende; e o vice-presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Jair Bittencourt.

Com cursos que abrangem áreas como Agroecologia, Biotecnologia / Cultura de Tecidos, Fruticultura, Hidroponia, Insetos, Melhoramento de Plantas, Orquídeas, Administração Rural, Produção Animal e Tecnologia de Alimentos e Segurança Alimentar, a Semana do Produtor Rural oferece à sociedade, especialmente aos pequenos produtores, o acesso às tecnologias desenvolvidas pela Universidade.

Para o deputado Jair Bittencourt, o evento é um marco nas relações entre a Universidade e a sociedade. “Esse evento proporciona uma integração extraordinária entre a UENF, a Emater e a sociedade. A extensão rural depende muito da ciência, da inovação e da tecnologia. Não adianta produzir conhecimento; é importante ver essa integração entre a UENF e a Emater, possibilitando o acesso dos povos do campo ao conhecimento”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Agricultura da Alerj.

Para a Pró-reitora de Extensão da UENF, professora Deborah Guerra Barroso, eventos como esse fortalecem a instituição em todos os seus pilares. “A possibilidade do diálogo e da troca de saberes nos cursos e rodas de conversa nos aponta sempre novos rumos em nossa abordagem acadêmica. Essa construção fortalece especialmente o ensino, resultando em uma formação profissional mais humanizada de nossos alunos, que também são atores deste evento. Assim, todos ganham.”

A Semana do Produtor Rural vai até o dia 09/08 e promete ser um espaço de grande interação entre a academia e a sociedade.