Abertura da XV Mostra de Extensão UENF-UFF-IFF-VII UFRRJ

Foi aberta na tarde da última nesta terça-feira, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer a XV Mostra de Extensão UENF-UFF-IFF-VII UFRRJ. A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes das quatro instituições envolvidas no evento, que se estende até esta quinta-feira, 19/10/23.

Ao iniciar a cerimônia, o reitor da UENF, Raul Palacio, fez uma homenagem ao professor Sérgio Arruda, do Laboratório de Estudos da Educação e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da UENF (LEEL/CCH). Também escritor, Sérgio Arruda foi eleito na segunda-feira membro da Academia Campista de Letras (ACL).

Cátia Cristina Brito Viana, pró-reitora do IFF

Ex-aluna da UENF, a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFFluminense, Cátia Cristina Brito Viana, disse que estava muito emocionada por participar do evento.

— Alguns alunos que estão participando da Mostra disseram que se descobriram através da Extensão. Foi através da extensão que eles despertaram sua cidadania, sua preocupação com o social. Isso mostra que estamos no caminho certo — disse.

Rodrigo de Araújo Monteiro, vice-diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF/Campos dos Goytacazes

O vice-diretor do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional / UFF, Rodrigo de Araújo Monteiro, ressaltou que a extensão é uma atividade fundamental para que a universidade pública continue exercendo seu papel de interação com a sociedade.

Já o professor Josimar Nogueira Batista, que representou a UFRRJ, destacou a importância da Mostra, que está permitindo dar maior visibilidade aos projetos feitos dentro dos laboratórios das universidades.

Josimar Nogueira Batista, professor da UFRRJ (em pé)

O reitor da UENF disse que a extensão da Universidade se multiplicou nos últimos quatro anos, totalizando atualmente 170 projetos.

— A Universidade não forma só profissionais, mas também cidadãos. Nesse sentido, aqueles que participam tanto dos projetos de extensão quanto de pesquisa realmente têm um fortalecimento de sua formação cidadã e o entendimento do que a universidade pública de qualidade e socialmente referenciada representa para a sociedade — afirmou.

Raul Palacio também comentou sobre o momento atual no mundo e a necessidade de mais amor entre os povos.

Raul Palacio, reitor da UENF

— Temos hoje duas guerras ocorrendo no mundo simplesmente porque, em determinados lugares, o ódio é mais forte que o amor. Diferente do que ocorre na extensão, onde o amor é a premissa fundamental. Lutemos, meus caros, o tempo todo contra o ódio e pelo amor e certamente teremos um mundo melhor para nossos filhos.

Após a abertura do evento, o professor Walter Waldman (UFSCar) e a professora Maria Cristina Canela (UENF) ministraram a palestra “Uso e abuso e mau uso do plástico — uma conversa sobre ações e reações”.

Saiba mais sobre a programação da Mostra de Extensão AQUI.