Aberta a XIV Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF e VI UFRRJ

• Categoria do post:Notícias

A defesa da ciência e da educação para o desenvolvimento do país. Esta foi a tônica dos discursos dos representantes da instituições que participaram da abertura da XIV Mostra de Extensão UENF/UFF/IFF e VI UFRRJ, realizada na tarde desta terça-feira, 18/10/22, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF. O evento, que tem como tema “Darcy 100 anos : Sociedade darciniana disruptiva & a extensão inclusiva”, se estende até sexta-feira com palestras, apresentações de trabalhos e atividades culturais.

Representando o reitor da UENF, Raul Palacio, a vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, lembrou o educador e antropólogo Darcy Ribeiro, idealizador da UENF. Ela citou um texto de Darcy relacionado à outra universidade criada por ele, a Universidade de Brasília: “O Brasil não pode passar sem uma universidade que tenha o inteiro domínio do saber humano e o cultive, não como um ato de fruição erudita ou de vaidade acadêmica, mas como objetivo de, montada nesse saber, pensar o Brasil como um problema, colocar o Brasil no centro da discussão”.

“Ele falava isso sobre a universidade de Brasilia, mas eu ouso dizer que esse texto transborda aquele momento e chega para nós nos dias de hoje pela necessidade que nós temos de alcançarmos um projeto de nação capaz de aliar o desenvolvimento econômico com justiça social e respeito ao meio ambiente. As universidades públicas são as estruturas capazes de fomentar o debate e trazer as alternativas para o crescimento para o nosso país. Portanto, investir na educação pública, nas universidades públicas, nos institutos federais, é condição para se garantir a soberania do Brasil e é por isso que nós nessa mesa , nessa sala, dentro das universidades, dizemos: não aos cortes no investimento na educação”, disse.

Rosana também falou sobre a importância da extensão universitária como um dos pilares das universidades. “É pelas ações de extensão, que levam em conta os saberes e fazeres populares, que buscamos garantir os valores democráticos de igualdade de direitos, do respeito à diversidade, e do desenvolvimento social, tudo isso atrelado ao conhecimento científico, que vem do ensino e da pesquisa. É por meio da extensão que se viabiliza a relação transformadora entre as instituições de ensino superior e a sociedade”, afirmou.

A diretora da UFF/Campos, Ana Maria Almeida da Costa, representando o reitor da UFF, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, ressaltou a necessidade de as instituições de ensino superior públicas unirem suas forças em prol do fortalecimento da ciência e da educação. “Que possamos, numa luta coletiva, garantir que a universidade permaneça pública, de qualidade, inclusiva, referenciada. Que os recursos públicos não sejam apenas para garantir o dia a dia, mas também para investir, ampliar, democratizando o acesso ao ensino superior”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão do IFF Fluminense, Kátia Cristina Brito Viana, disse que este é um momento decisivo da história do país, no qual existe grande apreensão em relação ao futuro da educação e da ciência e, consequentemente, para toda a política extensionista. Segundo afirmou, a extensão tem uma grande responsabilidade. “A extensão é o que existe de mais bonito dentro das nossas instituições; é um meio de nos comunicarmos com a sociedade”, disse a pró-reitora, que representou o reitor do IFF, Jéfferson Manhães de Azevedo.

Representando o reitor da UFRRJ, Roberto de Souza Rodrigues, a diretora da UFRRJ/Campos, Elizabeth Fonseca, ressaltou a importância de mostrar para a sociedade o trabalho das instituições de ensino e pesquisa. “É fundamental estarmos aqui hoje de forma presencial, trazendo esses projetos e mostrando para a sociedade que a universidade não parou durante a pandemia. Os projetos tiveram continuidade. É fundamental mostrar isso para dar ênfase às instituições públicas de ensino”, disse.

Após a abertura oficial da Mostra, houve uma apresentação do Coral da UENF. Em seguida, a professora Maria Manuel Baptista, da Universidade de Aveiro (Portugal), proferiu a palestra de abertura, intitulada “Cultura e Extensão: questões sobre as universidades brasileiras”. A palestra foi proferida remotamente e transmitida no auditório do Centro de Convenções da UENF.

A Mostra está sendo realizada de forma híbrida, com eventos presenciais e remotos, através do canal da UENF no YouTube. Saiba mais no site do evento AQUI.

Quarta-feira, 19/10

8h – Apresentação de Banners

10h30 – Palestra: “Pensando alto: a importância da inserção curricular da extensão para a formação profissional” (Ivana Bentes, UFRJ)

14h – Sessão de Apresentação Oral