Será às 8h30 no espaço aquário do CCH
A exposição fotográfica Negro Lugar: nossas perspectivas será aberta nesta quarta-feira, 13/11, às 8h30, no espaço aquário do Centro de Ciências do Homem — CCH. A exposição é uma iniciativa do Centro de Memória da UENF. A visitação gratuita estará aberta até a quinta-feira, 14/11, no horário das 8h às 22h.
Inicialmente montada em maio de 2024 na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Uerj, por ocasião do II Seminário Sistema de Cotas na Educação Pública, a exposição Negro Lugar mergulha profundamente na experiência de vida de pessoas negras, explorando seus múltiplos significados e suas expressões ao longo do tempo e do espaço.
Dividida em três partes distintas — Negro Vida, Negro Tempo e Negro Espaço —, a exposição propõe uma reflexão sobre as imagens da identidade negra, desde suas representações visuais até suas conexões ancestrais e suas interações com o ambiente físico.
Representatividade e amplificação das vozes negras nas artes visuais
A professora da UENF, Wania Mesquita, juntamente com as curadoras da exposição, Alana Crem e Vânia Morales Sierra, destaca que a exposição Negro Lugar não apenas enriquece o cenário fotográfico com sua diversidade de perspectivas e estilos, mas também desempenha um papel vital na promoção da representatividade e na amplificação das vozes negras dentro das artes visuais.