Árvore de Natal feita com tricô, crochê e bordados

Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF) convida artesãos para montagem da árvore de Natal

Artesãs da ITEP reunidas na confeccão dos quadradinhos para a montagem da ávore de Natal

Profissionais dos cursos de Design, da Confraria do Ponto, da Moda Afro Centrada, entre outros integrantes da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF), convidam alunos destes projetos, dos cursos da (UENF), servidores, funcionários e demais interessados a participarem de um mutirão solidário. A finalidade é confeccionar uma árvore de Natal feita com pontos de crochê, tricô e bordados. O objetivo da proposta é presentar a UENF com uma arte temática produzida por várias mãos.

Para concretizar o projeto, será necessário fazer centenas de quadradinhos com tamanhos de aproximadamente 15 x 15 centímetros. As pessoas poderão participar produzindo as peças nos encontros presenciais ou em casa, trazendo no dia da montagem da árvore. O primeiro encontro presencial ocorreu na manhã desta terça- feira, 25/11/25, na cantina do Tio Brisa. Amanhã, 26/11/25, o encontro ocorrerá das 9h às 12h e das 14h às 17h no Ateliê da ITEP, localizado ao lado da piscina da UENF.

De acordo com a coordenadora do projeto, Laila Faria, as pessoas podem participar da forma que quiserem e puderem. O importante é a integração de todos e a participação na montagem coletiva da árvore de Natal, que acontecerá na sexta.

— Quem conhece pessoas de dentro ou fora da universidade que gostem de fazer o crochê podem convidá-las a fazer parte desse mutirão. Basta trazer os quadradinhos no dia e participar da montagem da árvore — disse.

A estrutura da árvore tem altura de dois metros e será montada e enfeitada na próxima sexta-feira, 28/11/25.

— Vamos nos unir para iniciar as festividades natalinas com gestos  de união, afeto e criatividade. A nossa intenção também é mostrar que, quando cada ponto se une ao outro, transforma simples ações em algo extraordinário — finalizou Faria.

(Jornalista: Carla Rúbia – ITEP/UENF)

NOTÍCIAS

EDITAIS