Atletas do Paraesporte/UENF conquistam 11 medalhas no Campeonato Brasileiro de Olimpíadas Especiais

Atletas do Projeto de Extensão Universitária Paraesporte de Campos dos Goytacazes, com sede na UENF, conquistaram onze medalhas no Campeonato Brasileiro de Olimpíadas Especiais Brasil. A disputa ocorreu em Jundiaí, São Paulo, entre os dias 03 e 06 de novembro, e a equipe de Campos garantiu 4 medalhas de ouro, 3 de prata e 4 bronze. Competidores de vários estados do Brasil participaram do campeonato. 

O Paraesporte é o maior projeto sócio-esportivo para pessoas com deficiência do Brasil. Tem 17 núcleos no estado do Rio de Janeiro. Em Campos, funciona em parceria com a UENF, onde todas as suas atividades são realizadas.  

A atleta Jannine de Souza conquistou 1º lugar no nado peito e 1º nos 25 metros livre. Ela está no projeto há 5 anos e diz que se sente muito feliz e grata a Deus pela premiação. “Quando estou na piscina me sinto ‘normal’, livre, sem nenhuma restrição. Não me sinto deficiente. É a melhor sensação do mundo. Além de fazer o que eu gosto, posso vivenciar experiências novas, fazer amizades e trocar experiências”, declara a atleta. 

O reitor da UENF, Raul Palacio, disse que os resultados dos atletas do Paraesporte/UENF nas diferentes competições em que participam é um fato muito importante, entretanto de menor importância em relação ao objetivo principal do projeto que é a inclusão social de jovens e não tão jovens com deficiência intelectual. 

 “Todos os participantes são verdadeiros campeões, pois se dedicam ao máximo no desenvolvimento das ações do projeto. Logicamente, devemos celebrar os resultados das competições esportivas, porém todos eles são campeões na competição da vida. Por isso, parabenizo a todos, além dos ganhadores”, elogiou o reitor.   

Premiações 

Ouro – Janinne de Souza (1° no nado peito, 1° nos 25 m livre); Vôlei (Equipe feminina 1° lugar- Tamara Araújo Vieira Sarmet Moreira Smiderle Nicole de Araújo Tavares, Angelica da Cruz Moreira, Nathália Pimentel); Vôlei Equipe masculina 1° lugar – Jean Vitor Augusto Rangel Ferreira, Heverton Ribeiro de Carvalho, Matheus Almeida Ferreira Costa, Everton Ferreira Soares, Antonio Schandler ferri, Renan Pitanga gomes. 

PRATA – Iasmyn Vitória Moraes (Atletismo – 100 metros); Raphael Penafiel (Bocha simples); Vôlei feminino. 

BRONZE – Marcela Schuts e Blenda Pereira (Bocha Unificada); Bráulio Melo e Raphael Penafiel (Bocha Unificada); Gabriel Martins (Bocha simples); Vôlei masculino 

NOTÍCIAS

EDITAIS