CCH comemora 10 anos do curso de Administração Pública

Em continuidade à programação de aniversário dos 29 anos da UENF, nesta quarta-feira, 17-08-22, professores, alunos e membros da administração da Universidade se reuniram, no miniauditório do CCH, em um evento aberto ao público para marcar os 10 anos do curso de Administração Pública da UENF.  

Com o tema Memórias, Conjuntura e Perspectivas, a programação contou com debates sobre “Perspectivas do Mercado de trabalho para a Administração Pública”; e “Curso de Administração da UENF: 10 anos de uma experiência bem-sucedida”. Ainda houve homenagens e atividade cultural.  

Ao se pronunciar, o reitor da UENF, Raul Palacio, propôs que os estudantes do curso trabalhem com a Administração da Universidade. Ele explicou como a gestão é burocrática e exemplificou que a elaboração de um contrato tem que passar cinco vezes pelo setor jurídico.  

“Devemos entender que precisamos tornar mais eficiente a Administração Pública. Vou para o Rio de Janeiro toda semana, o estudante vai comigo e irá aprender na prática como que funciona a Administração, entendendo essa realidade. Ao mesmo tempo, nossos funcionários, como o pessoal de compras, de licitação, de contratos poderiam servir de exemplo para os estudantes. Vocês têm muito a ganhar com essa interação. Não precisa fazer isso fora, pode aprender com a gente”, convidou o reitor.  

Raul frisou ainda sobre a importância da transparência na Universidade. “Isso não se dá por documento, mas por caráter, pela forma com que o gestor público faz as coisas. Como vamos melhorar o serviço para atender à população do melhor jeito?”, indagou Raul. 

A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, afirmou que o CCH é uma potência da Universidade e citou trabalhos de grande importância desenvolvidos no Centro, como os projetos PEA Pescarte e Territórios do Petróleo, desenvolvidos em parceria com a Petrobras.  

“A expectativa do CCH dentro e fora da UENF é muito grande. E especialmente em relação ao curso de Administração Pública. Nós, que estamos na gestão, temos nossos doutorados em outras áreas e uma visão macro do que queremos para a instituição. Porém, os caminhos, os detalhes vêm de pessoas que estão formadas pela Administração Pública”, disse.  

A vice-reitora lembrou ainda que a Universidade está sem fazer concurso na área técnica, desde 2013, e tem ficado com um número reduzido de servidores. “É importante que o pessoal da Administração Pública tenha a noção de como que acontece a reposição do quadro do sistema público. Eu espero ver nos TCCs de vocês ideais que possam desburocratizar a Administração Pública, garantindo a ética e a transparência. A Universidade do Terceiro Milênio precisa estar à frente do seu tempo, com soluções inovadoras”, finalizou Rosana.  

A coordenadora do curso de bacharelado em Administração Pública, Joseane de Souza, agradeceu ao reitor pelo convite de abrir as portas da Universidade para os estágios dos estudantes. “Nessa gestão não estamos encontrando nenhum problema de contratação de bolsistas de apoio ao ensino”, falou a coordenadora.   

Na programação 

Nesta quinta-feira, 18-08-22, às 16h, ocorrerá a Cerimônia de Reabertura do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF (NAP). E no domingo, 21-08, às 8h, uma corrida de 6 km, no campus da UENF, encerra a programação de aniversário.  

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo