
Será realizada nesta sexta-feira, 24/10/25, às 11h, no Auditório do Hospital Veterinário da UENF, a cerimônia de assinatura do termo de outorga do Edital Faperj de Apoio aos Hospitais Veterinários. Lançado em junho deste ano, o edital inédito destinou R$ 6 milhões à recuperação e modernização da infraestrutura de hospitais veterinários universitários fluminenses.
Intitulado Apoio à Recuperação e Modernização da Infraestrutura de Hospitais Veterinários Universitários Sediados no Estado do Rio de Janeiro (Edital FAPERJ Nº 14/2025), o Edital vai financiar obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos de grande porte em instituições de ensino superior públicas e privadas sem fins lucrativos que mantenham hospitais-escola vinculados a cursos de graduação em Medicina Veterinária.
Serão apoiadas intervenções físicas, reformas e modernizações de áreas como centros cirúrgicos, laboratórios de análises clínicas e microbiologia, salas de diagnóstico por imagem, ambulatórios e alas de internação, além da aquisição de equipamentos como autoclaves, aparelhos de raio X, ultrassom, mesas cirúrgicas, centrífugas e câmara de medicamentos.
O Rio de Janeiro abriga atualmente hospitais veterinários vinculados a universidades como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Em muitos desses locais, são realizados atendimentos gratuitos ou a preços populares, além de ações de extensão com comunidades e protetores independentes.
Em entrevista ao Boletim da Faperj, a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, disse que o investimento será decisivo para fortalecer ainda mais essa estrutura.
— É um importantíssimo apoio para os hospitais veterinários universitários do estado do Rio de Janeiro e representa uma oportunidade concreta de avanço em diversas frentes acadêmicas, estruturais e sociais. O apoio da Faperj será fundamental para permitir a modernização da infraestrutura, a aquisição de equipamentos de ponta e a reestruturação física e tecnológica dos hospitais — afirmou.
Segundo a reitora, a iniciativa também reforça o papel das universidades públicas como centros estratégicos de transformação social.
— Trata-se de um reconhecimento da importância dos hospitais veterinários universitários como centros de formação acadêmica, pesquisa científica e prestação de serviços essenciais à sociedade, especialmente considerando o conceito de Saúde Única — disse.
(ASCOM/UENF, com informações do Boletim da Faperj)
