O Cine Darcy realiza nos dias 23 e 24/05/24, às 19h, respectivamente, sessões com os filmes “Tenho Fé” e “Quando Falta o Ar”, numa parceria com Cinema em Movimento , MV Preto UFF e UFF Campos. As exibições, abertas ao público, serão seguidas de debates com a presença de convidados.
Dirigido por Rian Córdova, o filme “Tenho Fé” narra a história de cinco artistas que estetizam a ancestralidade religiosa, têm histórias permeadas por música, teatro, moda, pintura e dança, e traçam um paralelo entre arte, pluralidade, consciência coletiva, empreendedorismo e tolerância religiosa.
Após a sessão, haverá debate com a presença de Alice Melo (graduanda em Geografia da UFF/Campos e representante do Movimento Preto UFF Campos) e Cláudio Medeiros (Angoleiro na ECAIG-RJ, professor de filosofia na UFF e pesquisador na UFRJ). O debate será mediado por Frê Arantes e Rachell Rosa
O filme “Quando Falta o Ar” tem a direção de Ana Petta e Helena Petta. A dupla de cineastas sentiu a necessidade de registrar a luta de mulheres na linha de frente do SUS, durante o combate à pandemia de Covid-19. Abordando a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, o longa revela a face humana da luta coletiva contra o vírus, trazendo a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país.
O documentário apresenta registros de equipes atuantes em São Paulo (Hospital das Clínicas), Recife (UBS do Morro da Conceição), Pará (Hospital Municipal de Castanhal e equipe de saúde de Igarapé Miri) e Salvador (Complexo Penitenciário Lemos de Brito).
Após a exibição do filme, haverá debate com a presença da professora Helena Hokamura (médica veterinária pela UEL; mestre e doutora em medicina veterinária: anatomia dos animais domésticos e silvestres pela FMVZ USP; professora associada UENF desde 2004 Professora de radiologia veterinária e atual chefe do hospital veterinário da UENF) e Leandro Bitencourt (psicólogo especialista em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz; mestre em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz; psicólogo – Prefeitura de Campos dos Goytacazes; supervisor clínico institucional CAPS II Itaperuna; e professor Substituto da UFF Campos). A mediação do debate ficará a cargo de Frê Arantes.