Contemplado recentemente com prêmio Heloneida Studart de Cultura, da Alerj
Contemplado com o Prêmio Heloneida Studart de Cultura, conferido anualmente pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o Cine Darcy UENF consolida-se como um importante equipamento de Cultura da UENF. Em cinco anos de história, o Cine Darcy UENF já exibiu mais de 100 títulos de filmes na sala de cinema do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF, seguidos de debates sobre questões sociais, políticas, econômicas e culturais do Brasil. O objetivo do Cine Darcy UENF é promover a cidadania cultural e o desenvolvimento regional, este que é considerado o principal objetivo da “Universidade do Terceiro Milênio”, de acordo com os pressupostos do seu fundador Darcy Ribeiro, que assim a definiu.
A coordenadora do Cine Darcy UENF, professora Maria Priscila Pessanha de Castro, comentou sobre o que representou este reconhecimento com a recente premiação (foto), realizada no dia 29/10/24, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro, sede da Alerj.
— Foi muito bom estar representando a UENF na cerimônia. Uma cerimônia linda, ativa, com vários coletivos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Agradeço demais a presença da pró-reitora Deborah Guerra e do professor Raul Palacio, reitor na gestão 2020-2023. Especialmente ao professor Raul, que possibilitou a implementação do Cine Darcy. Este prêmio demonstra o potencial deste projeto de extensão de um cinema universitário, o Cine Darcy. Além disso, representa o reconhecimento público de um trabalho de cinco anos das coordenadoras Maria Priscila Castro e Elis Miranda e todos os bolsistas que passaram pelo projeto e seu público cativo e fiel. Agradeço também muitíssimo à deputada Elika Takimoto e sua assessora Juliana Rocha Cordeiro por todo apoio ao longo dos 5 anos na gestão do Cine Darcy — afirmou Maria Priscila.
(Jornalista: Wesley Machado / Ascom UENF)