Cine Darcy exibe filme reconhecido em prêmio renomado da América Latina

Longa-metragem de ficção e suspense, Níobe, foi premiado em evento realizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Visuais da América Latina

O Cine Darcy, exibe na próxima quinta-feira (4), o filme Níobe. A sessão que abre a programação do cinema universitário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), será realizada a partir das 19h.

O longa-metragem de suspense foi premiado logo em seu ano de lançamento (2021), no Blood Window/Ventana Sur. Trata-se do evento de mercado de conteúdo audiovisual mais importante da América Latina, organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina, e pelo Marché du Film, um dos maiores e mais importantes mercados de filmes do mundo, que ocorre junto com o Festival de Cannes.

A obra de ficção tem o seguinte enredo: sete garotas de programa de luxo são contratadas por um importante empresário, para entreter os convidados de uma importante reunião de negócios, que conta com a presença do presidente da república e seu principal general. O objetivo é subornar um deputado de oposição para conseguir a liberação de uma exploração de minerais em território indígena. O plano não dá certo e o país fica nas mãos de sete garotas de programa.

Níobe tem direção e roteiro de Fernando Mamari. Ele é autor de obras exibidas em mais de 10 países, como África do Sul, Chile e Espanha, e já foi premiado na Argentina (no Blood Window/Ventana Sur), no México e nos Estados Unidos.

“O filme aborda alguns traumas que a gente tem vivido no Brasil, na América Latina e no mundo nos últimos. Fala sobre as escalas de poder e qual a nossa possibilidade de atuar dentro disso. Então, é um filme que provoca reflexão e discussão, ao mesmo tempo que é divertido. É um prazer para a gente a exibição do Níobe no cinema universitário da Uenf e esperamos todos lá. Será um dia especial”, convidou o cineasta.

O Cine Darcy um projeto de extensão da Uenf, vinculado à Diretoria de Cultura da universidade. Em outubro de 2023, a iniciativa foi tema de foi tema de apresentação na 12ª edição do XII Seminário Internacional de Políticas Culturais, destacada como projeto de intervenção territorial interuniversitário no Norte Fluminense.

“Nosso projeto tem como principal objetivo valorizar o cinema nacional independente, destacando obras com capacidade de promover a reflexão e o debate de pautas importantes na sociedade, e que não chegam aos grandes cinemas. Como é o caso do Níobe, filme da nossa próxima sessão, que estamos preparando com muito carinho e grande expectativa”, destacou a coordenadora do Cine Darcy, Priscila Castro.

O Cine Darcy fica no Centro de Convenções da Uenf. A universidade é situada na Avenida Alberto Lamego, nº 2000.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo