‘Clube de Ciências’ da UENF busca alfabetização científica sobre ecologia de abelhas e polinização

Alunos do Ciep Arnaldo Rosa Viana, do Parque Aurora, em Campos dos Goytacazes, receberam na última terça-feira, 29/11/22, certificados de participação no Clube de Ciências “Jardins de Polinizadores”, projeto de pesquisa da UENF financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido em parceria com o município. A coordenação é da professora Maria Cristina Gaglianone, do Laboratório de Ciências Ambientais (CBB-UENF). O objetivo é desempenhar um papel estratégico na alfabetização científica de crianças e jovens, com a temática ecologia de abelhas e polinização.  

A coordenadora explica que as atividades do clube funcionam como um suplemento das aulas regulares para estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Além do desenvolvimento científico, o clube desperta o interesse e autonomia na busca por conhecimento e o desenvolvimento de habilidades, como a criatividade, capacidade de resolução de problemas e aprimoramento de linguagens, tanto oral quanto escrita. 

— O Clube de Ciências é um espaço de educação informal, mesmo sendo sediado em escolas, formado por estudantes livremente associados que compartilham o interesse pela ciência e o desejo de estarem juntos. Sendo assim, os discentes membros do clube, chamados de clubistas, são acompanhados por um mediador com formação de nível superior completa ou em andamento, desenvolvem atividades como trabalho em equipe em projetos e estudos científicos, laboratoriais, passeios científicos e organização e participação em atividades culturais e recreativas ou de divulgação, como feiras — relata Luiza Lopes Carvalho, estudante do curso de Licenciatura em Biologia, orientada por Maria Cristina, e que desenvolve seu trabalho de conclusão de curso no tema do projeto.   

O clube tem encontros semanais realizados na escola. As atividades começaram em março deste ano e devem continuar até agosto de 2023, com o apoio e fomento da Prefeitura de Campos através da aprovação de um projeto de iniciação científica no programa Mais Ciência.  

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo