Um evento emocionante para marcar as comemorações dos 30 anos da UENF. Assim promete ser “Certas Canções – O Musical”, o 1º realizado pelo Coral da UENF, nos dias 29 e 30/11/23, às 20h, no Centro de Convenções, com a regência e direção geral de Érica Pontes. O evento é aberto a toda comunidade. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Desde 2018, quando assumiu o Coral da UENF com apenas cinco cantores, a regente Érica Pontes já pensava na realização de um Musical. A ideia se concretiza pela primeira vez na Universidade no ano de 2023, quando a UENF completa 30 anos de existência. O título “Certas Canções – O Musical” é uma homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento, que tem essa canção no repertório deste ano. Além da regente Érica Pontes e do produtor musical do Coral, André Rangel, o Musical Certas Canções conta ainda com a direção cênica do ator Fernando Rossi.
— Será uma noite emocionante, passeando por belas canções da nossa música popular brasileira e internacional que serão cantadas pelo coro junto a uma banda maravilhosa. Uma viagem contando a história de dois jovens que iniciam suas experiências acadêmicas numa Universidade, carregando em suas bagagens emocionais, sonhos, angústias, lembranças, saudades…. Dualidades comuns a uma experiência rica em multidesafios existenciais. Ressalto que o apoio da Reitoria e de todo o Colegiado é de fundamental importância para a realização deste evento — declara a regente.
O diretor cênico do Musical, Fernando Rossi, conta que buscou mostrar a essência do universo acadêmico, com músicas e encenações.
— O público pode esperar um espetáculo repleto de afetividade. Recebi com grande satisfação o convite para fazer a Direção Cênica do Musical. É uma grande responsabilidade, sendo o primeiro musical do Coral da UENF — ressalta Rossi.
A estrutura – O Coral da UENF tornou-se um projeto de extensão em 2008. E, mais tarde, projeto institucional de caráter permanente. Atualmente, conta com a participação de 75 integrantes. São servidores da UENF, estudantes e também pessoas da comunidade externa.
— No Coral da UENF procuro trabalhar um repertório diversificado e abrangente que possa atender e representar a diversidade cultural presente em nossa Universidade. Um coro que trabalha não apenas técnica vocal, mas se alimenta de dinamismo e movimentos corporais, essenciais à linguagem musical. Todo o corpo canta! — explica Érica.
O coral é sempre convidado para participar de eventos dentro e fora da Universidade. De acordo com a regente, por ser um projeto de extensão, é ferramenta de ação para o diálogo entre comunidades acadêmica e externa e de inclusão social.
Segundo ela, para participar do Coral da UENF é imprescindível gostar de cantar, ser afinado e ter compromisso com o coro. — Divulgamos o período e o link para inscrição em fevereiro, na página @coral_uenf — finaliza Érica Pontes.