Dia do Rio comemorado na UENF com evento sobre o Paraíba

Em comemoração ao Dia do Rio (24 de novembro), foi realizado na última quarta-feira, 27/11/24, na UENF, o evento “Caminhos do Rio Paraíba do Sul”, uma realização do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, Casa de Cultura Villa Maria, Pró-Reitoria de Extensão da UENF (PROEX), Projeto Caminhos Turísticos do Norte Fluminense, Laboratório de Estudo do Espaço Antrópico (LEEA) e Oficina de Geologia e Geoprocessamento (OfiGeo).

A mesa de abertura, com o tema “Importância do Rio Paraíba para o Desenvolvimento das Cidades”, contou com a presença da pró-reitora de Extensão da UENF, professora Deborah Guerra Barroso; o subsecretário de Meio Ambiente de Campos dos Goytacazes, René Justen; o assessor técnico da Secretaria de Turismo de São João da Barra, André Pinto; o vice-presidente do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, João Siqueira; Luciana Sofiatti e Jamilson da Silva, ambos da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco de Itabapoana.

A pró-reitora de Extensão ressaltou que o momento é de se repensar não só o Paraíba, mas todos os rios. Segundo ela, os impactos que vêm sendo causados sobre esses mananciais hídricos vêm ocorrendo principalmente por falta de conhecimento.

— A gente tem muitos municípios à beira de rios, como é comum em vários lugares. Precisamos remediar os problemas que já ocorrem há tantos anos, tentar salvar um pouquinho desse ambiente para que possamos ter uma vida mais saudável e feliz. Afinal, mais de 70% do nosso corpo é água, então nós somos água, nós somos um rio vivo andando. E a gente tem uma dependência muito grande dos rios, que, por sua vez, têm uma dependência muito grande das florestas. Não é muito inteligente a gente continuar impactando a natureza. Espero que essas discussões tão importantes continuem para que a gente consiga encontrar uma luz no fim do túnel — disse Deborah.

Após a Mesa de Abertura, foi realizada a Mesa-Redonda “Rio Paraíba do Sul: Origem, Usos e Questões Ambientais”, com a participação dos professores Aristides Soffiati, Maria da Glória Alves, Simonne Teixeira e Teresa Peixoto. Na parte da manhã, foi realizado um roteiro turístico pelas margens do Rio Paraíba, com o seguinte itinerário: Saída da UENF em frente ao centro de convenções, Matadouro; Goiabal; Antiga fábrica de tecidos; Primeiro poste a ter luz elétrica; Cais da Lapa; Estação dos bombeiros (Solar do Barão de Muriaé); Ponte general Dutra e Orla de Guarus;
Igreja de Santo Antônio; e Retorno à UENF.

(Jornalista: Fúlvia D’Alessandri)

NOTÍCIAS

EDITAIS