Dia Mundial de Prevenção à AIDS tem teste rápido na UENF

A UENF participa do “Dia D de testagem rápida para HIV”, promovido pela Prefeitura, nesta quinta-feira, 01/12/22. A comunidade interna terá acesso ao Teste Rápido de Diagnóstico (TRD) para HIV e Sífilis. O teste será realizado por uma equipe de profissionais da área de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o dia. Para fazer o exame, é necessário fazer o agendamento no Serviço Social da UENF (Prédio da Reitoria, térreo).

O evento, em parceria com o Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais — Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP), marca o Dia Mundial de Prevenção à AIDS, celebrado em 01/12.

Segundo a coordenadora técnica do Programa de Prevenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS) da UENF, Maria Helena Barbosa, a partir de 2023 a UENF deverá oferecer à comunidade interna sistematicamente o serviço de testagem, em parceria com o Programa IST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, o exame fornece o resultado aproximadamente em meia-hora. A testagem vai abranger HIV e sífilis.

— Acho importante que principalmente os jovens façam o teste. Eles têm se exposto muito ultimamente, e o número de infecções vem aumentando. Em 2022, foram abertos 239 prontuários para HIV, sendo 149 para homens e 90 para mulheres — disse Maria Helena.

Além da testagem, será realizado um evento durante o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), com panfletagem e distribuição de preservativos. Veja a programação do Dia D de Testagem Rápida de HIV da Prefeitura de Campos dos Goytacazes:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1º/12 – Testagem rápida HIV – CDIP (8h às 18h); Uenf (9h às 16h) – vagas limitadas

Dia 08/12 – Festa das crianças – 14h – CDIP

Dia 22-12-22 14 h- Curso de multiplicadores de prevenção das DSTs – CDIP

Dia 14-15/12/22 de 8 às 18 h– Capacitação teste rápido – CDIP

Dia 14 /12/22 14 h – Palestra no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) – Parque Leopoldina

Dia 21-12-22 Roda de conversa – Tema : O que é servir com o Professor Wilson Heidenfelder Coach

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo