Ensino superior e inovação: destaques no Fórum de Graduação da UENF 2024

Foi realizado nesta quinta e sexta-feira, 12 e 13/09/24, o Fórum de Graduação da UENF 2024, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação da UENF (PROGRAD), com o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre assuntos pertinentes ao ensino na universidade. O evento buscou refletir sobre temas considerados importantes e inovadores no ensino superior da instituição.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, explicou que o intuito é que, ao final dos dois dias de evento, seja elaborado um documento com as principais demandas da graduação na universidade. Este registro será apresentado às instâncias competentes.

— É essencial trabalharmos juntos nestas duas tardes pensando em como utilizar, aprimorar a nossa graduação olhando o futuro da formação dos nossos profissionais. São muitos os desafios hoje na educação superior. Por isso é tão importante vermos aqui professores das mais diferentes áreas da universidade. Temos uma grande expectativa de que daqui saiam ideias inovadoras e soluções que vão estar diretamente ligadas à formação dos nossos estudantes — pontuou Rosana.

A Reitora cita alguns dos desafios contemporâneos que têm impactado as atividades da universidade, como a inteligência artificial, novas formas de ingresso, oferta de novos cursos, permanência estudantil, entre outros assuntos que já vêm sendo discutidos.

— Vemos interesse em boa parte dos jovens em prestar uma universidade e esse é um desafio para que sejamos mais atrativos. A proposta deste Fórum é que a gente conheça mais da graduação e possa trazer algumas perspectivas para melhorar nossa atratividade — comentou o pró-reitor de Graduação, professor Juraci Aparecido Sampaio.

Entre os temas de destaque, durante os dias de Fórum, o Pró-Reitor de Graduação destaca o novo perfil de alunos que a universidade tem recebido.

— São vários assuntos que pretendemos discutir, não todos, mas alguns para iniciarmos conversas essenciais. A gente pretende, ainda, fazer outros eventos e grupos de trabalho com assuntos específicos dentro da universidade — conclui.