
Várias Mãos. Um só objetivo. Foi com essa proposta que as equipes da Economia Solidária e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares (ITEP/UENF) lançaram este mês um projeto inovador, concretizado na última sexta-feira, 28/11/25 — confeccionar uma Árvore de Natal de aproximadamente dois metros de altura, feita com quadradinhos de crochê, tricô e bordados. Alunas dos cursos da ITEP, da UENF, entre outras pessoas, se uniram para confeccionar os quadradinhos. A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, também participou da montagem da árvore, cuja estrutura se encontra na entrada do prédio da Reitoria.
A artesã Conceição de Maria da Silva Monteiro, de 87 anos, moradora da localidade Bulgário, Baixada Campista, foi uma das participantes do evento. Mesmo já tendo uma noção da técnica artesanal, Conceição fez o curso de crochê esse ano na ITEP, com o intuito de se aprimorar.
— O crochê é uma terapia para mim. Quando estou crochetando, fico mais calma e esqueço dos problemas. Quando soube do projeto, corri para fazer os meus quadradinhos, e quis trazê-los pessoalmente. Eles estão lá em cima. Foram uns dos primeiros a serem colocados na árvore — mostrou, feliz.
A ex bibliotecária, aposentada da Aeronáutica, Ana Maria Marques Machado, de 67 anos, apesar de participar de várias atividades da Universidade da Terceira Idade (UNATI), também dedicou parte do seu tempo para confeccionar os quadrados de crochê. Ela optou por fazer seus quadrados em casa e trazer na hora da montagem.

— O crochê sempre teve uma importância muito grande na minha vida. Em 2006, tive um problema de saúde e precisei me afastar do trabalho. Foi o crochê que me ajudou na recuperação. Quando estou crochetando, me sinto em paz — disse.
Idealizadora do projeto, a assessora técnica da ITEP Nilza Franco relatou que o resultado atendeu com folga as expectativa porque envolveu muitas pessoas na construção coletiva da árvore de Natal.
— Essa é a proposta da economia solidária: promover a solidariedade, realizar trabalhos cooperativos, despertar a autonomia dos trabalhadores e colocá-los como protagonistas das ações. Agora vamos aguardar a reação das pessoas para criarmos um projeto ainda maior em 2026 — afirmou.
A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, também deu a sua contribuição na montagem da árvore. Durante a atividade, ressaltou que “foi muito mais complexa do que imaginava”. Ela parabenizou a equipe da ITEP por montar dentro da universidade pública um símbolo considerado universal nas festividades natalinas.
— Que essa atitude emblemática represente um gesto de carinho e de recompensa a cada funcionário e aluno por todo ano vivido aqui dentro da universidade. E que o sentimento de união representado em cada quadradinho dessa árvore se espalhe pela universidade durante o ano todo —afirmou.
(Jornalista: Carla Rúbia – ITEP/UENF)



