Equipe da UENF vence maratona de inovação InovaNorte

Uma equipe formada por alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF ganhou o primeiro lugar geral na maratona de inovação InovaNorte, realizada de 22 a 24/09. O evento teve o objetivo de prototipar ideias que ajudassem a potencializar o desenvolvimento dos nove municípios que fazem parte do Norte Fluminense.

A Equipe 19, da UENF, idealizou a NorteSoil, uma unidade de análises de solos em parceria com empresas públicas, que se propõe a realizar assessoria técnica para auxiliar os produtores rurais da região a realizar um manejo mais sustentável do solo, reduzindo custos e ampliando receitas.

— Por meio da análise físico-química do solo com a tecnologia de infravermelho e análises biológicas / microbiológicas, podemos realizar um relatório completo das condições de amostras de solo, incentivando o uso consciente de fertilizantes e o uso de bioinsumos — explica Beatriz Elisa Barcelos Cyríaco, uma das integrantes da equipe.

Além de Beatriz, a equipe vencedora é composta pelos doutorandos Aline Lemos Ferreira, Dayana Kelly Turquetti de Moraes, Danielle Leal Lamêgo, Wálaci da Silva Santos e Mateus Diniz de Oliveira, este último Licenciado em Letras pela Ferlagos e Engenheiro de Produção pela FEMASS.

— Nós montamos uma equipe para solucionar um problema do desafio Agro e pensamos no uso de biotecnologia para realizar análises de solo com os produtores, uma demanda grande na região Norte Fluminense. Passamos por um fim de semana intenso, dormindo tarde e queimando neurônios para chegar numa solução que pudesse ser aplicada de verdade — conta Beatriz.

O esforço valeu à pena: a solução encontrada pela Equipe 19 foi considerada a melhor de todas as que foram apresentadas. Um total de 100 equipes participaram do evento, enviando projetos em diferentes áreas do conhecimento, para solucionar desafios nas áreas de educação, logística e mobilidade, serviços, agropecuária e indústria.

— Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente por estar representando a UENF, através do nosso programa de Pós Graduação. Agradecemos à toda organização do InovaNorte e Panic Lobster pela oportunidade e ao nosso amigo de equipe Wálaci por ter criado esse grupo incrível. Nós da pós graduação, que muitas vezes duvidamos de nossa capacidade, podemos muito. E a Uenf é fundamental nessa construção de conhecimento — disse.

Os alunos ganharam diversos prêmios, como aparelhos televisores e certificados de reconhecimento. Veja mais informações sobre o evento AQUI.