Escritora ministra palestra sobre Banco Central na UENF

A escritora Paula Cristina Seixas de Oliveira ministrou nesta quinta-feira (26/10/2023), na Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da UENF, a palestra “A importância do Banco Central na vida dos brasileiros”. Na oportunidade, Paula Oliveira comentou sobre o livro “As novas fronteiras da supervisão: A história da evolução do modelo de supervisão do Banco Central e sua importância para a avaliação da estabilidade financeira do Brasil”, que ela escreveu em parceria com Gilneu Astolfi Francisco Vivan. Ambos os autores são mestres em Economia.

O livro narra a evolução do modelo de supervisão do Banco Central (BC) nos últimos 25 anos, numa trajetória marcada por muitos desafios e inovações. O livro foi elaborado com base no testemunho de 66 pessoas que vivenciaram em todo ou em parte o processo de transformação da supervisão brasileira.

Gilneu Vivan, que trabalha no Banco Central, conta o que os motivou a escrever o livro.

— Quando a Paula me propôs contarmos a história da evolução da supervisão brasileira nos últimos anos, me perguntei se tínhamos efetivamente uma história para contar. Pensando um pouco, muita coisa havia acontecido desde a crise bancária dos anos 90 que mudou não só nossa forma de atuação, mas a percepção sobre a qualidade do nosso trabalho. Sim, tínhamos uma história para contar – relatou Gilneu.

Paula Oliveira, que se aposentou do Banco Central, destaca a ideia do livro.

— Eu fui parte de um processo único e importante para o fortalecimento do sistema financeiro brasileiro e para o reconhecimento da excelência técnica do Banco Central em nível mundial. Mas como contar uma história coletiva, quando você é apenas um tijolinho da parede? Era preciso recorrer diretamente à fonte, ou seja, aos autores dessa história – afirmou Paula.

A coautora informa que o primeiro lançamento foi em Brasília no dia 13 de setembro com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na presidência do evento fazendo o discurso de abertura; e a presença do diretor de fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino.

— Estamos fazendo uma road trip e já passamos por várias administrações regionais do Banco Central, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Agora estamos indo para Curitiba, Porto Alegre e Salvador.  Em cada regional do Banco Central a gente faz um evento de lançamento para os colegas da supervisão poderem participar porque eles foram entrevistados e ajudaram a construir o modelo de supervisão que temos hoje – ressaltou Paula.

O livro pode ser adquirido pelos seguintes contatos:

e-mail: novasfronteirassupervisao@gmail.com

instagram: @novasfronteirasdasupervisao

NOTÍCIAS

EDITAIS