Evento gratuito para formação de professores e agentes culturais: inscrições abertas

Obra de Marcela Cantuária- “Salão de Mulheres”

Um evento voltado à formação dos professores e agentes culturais, agora em Campos dos Goytacazes. Este será o Programa de Formação de Agentes Multiplicadores, evento gratuito que acontece nos pŕoximos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF. Quem promove é o Instituto Arte na Escola e o Polo Arte na Escola da UENF.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo formulário online https://forms.gle/TEQQJoiAT4cSEoZB9, pelo link na Bio do instagram do Polo Arte na Escola UENF (@artenaescolauenf) ou diretamente pelo link linktr.ee/artenaescolauenf.

O convite do Polo Arte na Escola é para a comunidade acadêmica, educadores, artistas, estudantes e o público em geral. Com o tema “Diálogos entre Mediação Cultural, Arte e Diversidade”, o encontro propõe diálogos, reflexões e práticas sobre arte, mediação cultural e diversidade, articulando temas como gênero, raça, território e narrativas contra-hegemônicas.

— Para nós é uma honra que o Polo Arte na Escola da UENF esteja entre os sete escolhidos da rede para sediar este programa que percorre o país. Isso reafirma a força do trabalho que temos realizado em Campos e na região, e amplia nossa responsabilidade de oferecer uma formação de excelência que conecta professores, artistas e agentes culturais às discussões mais atuais sobre arte, diversidade e educação — disse Simonne Teixeira, coordenadora geral do Polo Arte na Escola.

O presidente do Instituto Arte na Escola, Claudio Anjos, falou sobre o compromisso em fortalecer o papel dos professores de arte, tanto do ensino formal quanto dos cursos livres, além de agentes culturais que atuam diretamente na mediação entre a produção artística contemporânea e a sociedade:

— É com grande entusiasmo que realizamos o Programa de Formação para Agentes Multiplicadores na UENF. A coordenação do polo definiu o tema ‘Diálogos entre Mediação Cultural, Arte e Diversidade’, e ficamos felizes porque sabemos que a diversidade é uma pauta de enorme importância para a nossa sociedade e para nós, enquanto formadores. O olhar cuidadoso do polo faz da arte um espaço ainda mais democrático e plural. Um dos grandes diferenciais do Instituto é a Rede Arte na Escola, composta por polos universitários espalhados por todo o Brasil. A UENF é um polo importantíssimo e muito ativo, o que é fundamental para criar vínculos duradouros entre universidade, escola e comunidade, ampliando o impacto das ações culturais e promovendo um diálogo genuíno entre a produção artística e a diversidade social brasileira.

O evento também tem o objetivo de fortalecer a formação inicial e continuada de professores e profissionais da cultura, completa a coordenadora pedagógica do Polo Arte na Escola UENF, Danuza Rangel, que foca, ainda, na “ampliação dos repertórios e estímulos aos diálogos sobre representatividade e diversidade na criação artística contemporânea e na Educação”.

Atividades

Entre as atividades estão vivências práticas, análises de obras e experiências coletivas que incentivam a criação de novas imagens, sons e histórias capazes de reencantar espaços, fortalecer pertencimentos e desafiar padrões eurocêntricos e coloniais e, para isso, contam com nomes de artistas e pesquisadores da região.

A intenção é formar agentes multiplicadores sensíveis às diferenças, preparados para atuar de forma crítica e criativa na transformação sociocultural de seus territórios.

Nos dois dias de evento, entre os convidados do Programa de Formação de Agentes Multiplicadores confirmados estão:

-Renata Sampaio – artista multidisciplinar, educadora e curadora, que foi gerente de Educação do MAM Rio. Conduzirá a formação “Territórios e a criação de contra-narrativas através da Arte-Educação”.

-Viviane Viana – professora e pesquisadora em Artes Visuais, doutoranda em Educação pela UERJ. Ministrará a palestra “Provocações da arte para pensar as relações étnico-raciais e de gêneros”.

-Marcela Cantuária – artista visual com obras em acervos de instituições como o MASP e a Pinacoteca. Conduzirá a oficina “Pelas mãos das mulheres do Sul Global: o reencantamento dos salões”.

-Antonilde Rosa – musicista e pesquisadora, doutora em Música pela UNIRIO. Apresentará a palestra “Cartografias das Escutas: habitar e mediar as sonicidades dos lugares”.

O Programa de Formação de Agentes Multiplicadores tem a realização do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), e do Instituto Arte na Escola através da Rede Arte na Escola, com patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus, BIC, copatrocínio da Pragma e Bradesco, e apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

O Instituto Arte na Escola, responsável pela realização do programa em parceria com universidades de todo o país, já capacitou mais de 10 mil professores e impactou cerca de 50 milhões de pessoas em suas ações formativas.

Veja a Programação completa:

Dia 10/09 (quarta-feira)
13h – 14h | Credenciamento e acolhida
14h – 17h | Formação (vagas limitadas)
“Territórios e a criação de contra-narrativas através da Arte-Educação”
Facilitadora: Renata Sampaio
18h – 19h | 2º Credenciamento + Coffee break (recepção noturna)
19h – 19h30 | Mesa de abertura
19h30 – 21h | Palestra I
“Provocações da arte para pensar as relações étnico-raciais e de gêneros”
Palestrante: Viviane Viana

Dia 11/09 (quinta-feira)
13h – 14h | Credenciamento e acolhida
14h – 17h | Oficina (vagas limitadas)
“Pelas mãos das mulheres do Sul Global: o reencantamento dos salões”
Facilitadora: Marcela Cantuária
18h – 19h | 2º Credenciamento + Coffee break (recepção noturna)
19h – 19h30 | Apresentação cultural
19h30 – 21h | Palestra II
“Cartografias das Escutas: habitar e mediar as sonicidades dos lugares”
Palestrante: Antonilde Rosa

SERVIÇO:
Evento: Programa de Formação de Agentes Multiplicadores
Local: Centro de Convenções da UENF
Contato: rede@artenescola.org.br
Todos os inscritos serão certificados

(Jornalista: Thábata Ferreira – ASCOM/UENF)

NOTÍCIAS

EDITAIS