Ex-aluno e professor da UENF lançam livro sobre capitalismo e sustentabilidade na UERJ

O ex-aluno do curso de Ciências Sociais da UENF e atualmente professor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos-Centro, Guilherme Vieira Dias; e o professor aposentado da UENF José Glauco Ribeiro Tostes lançam no dia 22/11/2022, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o livro “Capitalismo e sustentabilidade: crítica ao desenvolvimento sustentável e à crise estrutural sistêmica” ( Editora Autografia, 2022). O lançamento será no Instituto de Física da Uerj, sala 3148 F, às 14h.

O livro discute a relação entre desenvolvimento e sustentabilidade, incluindo temas atuais como o pagamento por serviços ambientais (PSA), o mercado de crédito de  carbono (MCC), o ecodesenvolvimento e o desenvolvimento sustentável. Além disso, os autores debatem a questão da crise estrutural do capitalismo: “Afinal, estamos ou não diante de uma crise terminal do sistema do capital? E o que isso significa no tocante ao meio ambiente”?

— O livro apresenta uma análise crítica ao desenvolvimento sustentável, desde o conceito de desenvolvimento à evolução histórica que passa pelo conceito de ecodesenvolvimento, abordando os limites da sustentabilidade no capitalismo. Existe a possibilidade de um desenvolvimento sustentável no âmbito do capitalismo atual? Além  disso, há um debate amplo e criterioso sobre a crise estrutural do sistema capitalista. Afinal, há uma crise terminal do capitalismo ou ainda não? O livro tem por objetivo ampliar o debate das interações entre o capitalismo e a sustentabilidade diante dos desafios que a crise ambiental nos impõe no século XXI — afirma o professor da UENF, Marcelo Silva Sthel, no  texto da orelha do livro.

— Capitalismo e sustentabilidade estabelece a crítica rigorosa à ideologia do  desenvolvimento e ao seu pretenso reverso, o mito do desenvolvimento sustentável  capitalista. Apresenta, sob bases teóricas consistentes, inseridas em um profícuo diálogo  entre marxismo e complexidade, os aspectos determinantes da crise do sistema do  capital e refuta, em caráter conclusivo, a tese de que vivemos em um momento de crise  terminal do capitalismo. É um livro que recomendo e julgo ser indispensável aos estudos sobre a questão ambiental e sua importância nos tempos atuais — destaca o professor titular da UFRJ Carlos Frederico Loureiro, no texto da 4ª capa do livro.

Sobre os autores:

Guilherme Vieira Dias – Bacharel em Ciências Sociais (UENF), Licenciado em Geografia (IFF), Mestre  em Ciência Ambiental (UFF) e Doutor em Ciências do Meio Ambiente (UERJ).  Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF).  E-mail: gdias@iff.edu.br

José Glauco Ribeiro Tostes – Químico, Mestre em Química (IME), Doutor em Química (UNICAMP) e Pós doutorado em Química (UNICAMP). Professor titular aposentado da Universidade  Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy  Ribeiro (UENF). E-mail: joseglaucotostes@hotmail.com

Venda – O livro “Capitalismo e sustentabilidade: crítica ao desenvolvimento sustentável e à crise estrutural sistêmica” encontra-se à venda em livrarias físicas e sites como Amazon, Livraria Cultura, Americanas, Submarino, entre outros, tanto na versão impressa quanto em eBook.