Feira Agroecológica da ITEP/UENF agora no RU

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 08 de outubro de 2019 – Nº 3.939

Feira Agroecológica da ITEP/UENF agora no RU

Foi realizada na última quinta-feira, 03/10/19, mais uma Feira Agroecológica na saída do Restaurante Universitário (RU) da UENF. Na feira, organizada pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP), são comercializados produtos dos assentamentos Josué de Castro, em Morro do Coco; Oziel Alves, em Cambaíba; e Zumbi dos Palmares, na Usina São João, além de uma produtora de Barra do Itabapoana.

A Feira Agroecológica conta com comercialização de frutas (como mamão, banana, manga), verduras (temperos verdes, alface, rúcula, couve e legumes (alguns deles processados), bem como ovos, bolos, cocadas, geleias, farinha de mandioca, farinha de tapioca, pimenta, entre outros produtos agroecológicos.

“Para a gente, esta feira, além do escoamento, é um aprendizado. Nós ensinamos aos nossos consumidores sobre agroecologia, ou seja, cultivo sem produto químico, e isto aqui se torna uma sala de aula porque também aprendemos muito com eles. Tem a questão financeira, mas a troca de conhecimento com os consumidores é a melhor parte”, afirmou Carlos Renato de Queiroz, de 38 anos, agricultor que participa da Feira Agroecológica há dois anos.

O professor do CCTA Gilberto Albuquerque, que foi pela primeira vez à Feira no RU, comprou um pote de mel. “Não sabia que tinha aqui no Bandejão. Antes era no P5. Ideia excelente. É difícil de achar produto orgânico facilmente e o produto agrícola é mais barato, sem contar que é sem agrotóxico”, disse.  “É importante valorizar o pequeno agricultor, que oferece um produto na maior parte das vezes mais puro”, disse o professor da UFF Roberto Faria, que comprou ovos na Feira, à qual já costuma comparecer.

A Feira Agroecológica da ITEP/UENF no Restaurante Universitário é realizada às quintas-feiras, das 9 às 14 horas.

(Texto e fotos: Wesley Machado)

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813