Feira de Ciências marca Semana do Meio Ambiente na UENF segunda e terça-feira

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente — 05 de junho — será realizada na próxima semana mais uma edição da Feira de Ciências da UENF, evento aberto ao público que busca divulgar as pesquisas científicas da Universidade. Serão dois dias de Feira: segunda (05/06) e terça-feira (06/06), com o tema “A Semana do Meio Ambiente”.

O evento será realizado das 9h às 17h no Foyer do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na UENF, com uma novidade: um posto de coleta de óleo de cozinha usado do programa Trata Óleo, da empresa Águas do Paraíba. Na segunda, às 15h, haverá apresentação do Coral da UENF.

Já está confirmada a presença de cerca de 350 alunos de escolas de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos: Colégio Estadual Dr. Newton Alves, Colégio Multiplos – Itaocara, Instituto Superior de Educação Prof. Aldo Muylaert (ISEPAM), Ciep Vereador Said Tanus José, Colégio Resolve Educação – Carmo, Colégio Resolve Educação – Cordeiro, Colégio Batista Múltiplos em Cambuci Colégio Estadual Visconde do Rio Branco, Colégio Estadual Dr. Barros Barreto e C. E. Paulo Roberto Duarte de Mendonça.

Veja a lista de projetos que serão apresentados: “Controle populacional de cães e gatos errantes no entorno do Pelag”, “Ecoturismo e educação ambiental — consolidação da trilha da praia do Pelag”, “Ciência, Clima e Ambiente: Compartilhando Saberes”, “Processamento e Análise de Dados Ambientais com R”, “Saúde Única e Microbiologia”, “Ciência pra Gente”, “A importância das formigas no meio ambiente: educação ambiental e divulgação científica”, “Compostagem: uma forma ecológica para a reutilização dos resíduos orgânicos”, “Matemática ao alcance de todos”, “Agregando valor ao bagaço de cana-de-açúcar”, “Clima e energia”, “Tempo de Aprender em Clima de Ensinar”, “Esporotricose em Campos dos Goytacazes”, “Herbário”, “Xiloteca UENF, desvendando o incrível mundo da Madeira”, “Projeto das orquídeas”, “Biotecnologia no cotidiano”, ‘Trilha das Abelhas”, “Ecofisiologia vegetal”, “Lente ecológica”, “Plantas tóxicas ornamentais”, “Praia com vida”,
“O rio Paraíba do Sul é nosso”, “Física interativa do cotidiano”, “Fotografia artesanal e precária de gambiarra”, “História das ciências”, “Ecotecs. tecnologias sociais”, “Educando para preservar” e “Coleta Seletiva na UENF”.

Coleta de Óleo

O programa Trata Óleo começou em setembro do ano passado e conta com 16 pontos de coleta na cidade. Será a primeira vez que ele vai funcionar em uma Feira. O programa funciona da seguinte forma: a pessoa leva uma garrafa pet de 2 litros com o óleo e, em troca, recebe um detergente. O material é encaminhado para uma empresa terceirizada chamada Ecobio.

— A ideia é evitar o entupimento das redes de esgoto na cidade, evitando que as pessoas joguem o óleo na pia, além de contribuir para o meio ambiente despejando o óleo de uma forma correta — afirma a estudante de Engenharia Ambiental do IFF, que atua como estagiária de Meio Ambiente da empresa Águas do Paraíba.

Dentre os postos de coleta, estão a própria sede da empresa, na Beira-Valão, a Praça do Liceu e na Subsecretaria de Limpeza Pública.