Feira de Ciências na UENF abre programação do Dia da Luta pela Democracia Brasileira

“Ciência e Progresso”. Este é o lema da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) para o Dia de Luta pela Democracia Brasileira, que será comemorado no dia 31 de outubro de 2023, data da primeira manifestação de rua contra a ditadura militar no período iniciado com o Ato Institucional N. 5 (AI-5).

Na manhã desta segunda-feira (04/09/2023), com o tema “Um passado a evocar e um futuro a efetivar”, a Feira de Ciências na UENF abriu a programação oficial do Dia de Luta pela Democracia Brasileira.

A programação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), suas Secretarias Regionais, Sociedades Científicas afiliadas, universidades e instituições acadêmicas, faz parte da Semana da Independência do Brasil.

A Feira de Ciências na UENF foi realizada no Centro de Convenções Oscar Niemeyer e recebeu um grande público de estudantes e professores, desde o ensino fundamental, passando pelo ensino médio, até o ensino superior.

Uma das participantes foi a estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, Jhenyfer Vitória, que é bolsista do Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Ela trabalha no Projeto de Extensão Herbário da UENF.

— Comecei há um mês. Está sendo bem legal. Estou aprendendo muita coisa. Na Feira de Ciências a gente vê muita coisa, os projetos, e vai aprendendo. Tenho vontade de fazer Engenharia na UENF — contou Jhenyfer.