Fomento ao agro no interior: lançamento do Plano Safra nesta sexta na UENF

Criado com o intuito de fomentar e fortalecer o agro brasileiro, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 será lançado em Campos dos Goytacazes na próxima sexta-feira, 25/07/25, às 14h. O evento acontece como parte da programação da 18ª Semana do Produtor Rural (SEPRODUR), no Centro de Convenções da UENF.

A reitora da UENF, Rosana Rodrigues, disse que é com grande satisfação que a UENF recebe o lançamento do Plano Safra em seu campus, como parte da programação da Semana do Produtor Rural. Segundo ela, este é um momento emblemático para todos que acreditam na ciência, na agricultura sustentável e no fortalecimento da agricultura familiar.

— A presença e o comprometimento do Governo Federal nesse processo reforçam a importância estratégica da agricultura familiar para a soberania alimentar, o desenvolvimento regional e a justiça social no campo. O Plano Safra 2025/2026 reafirma esse compromisso ao garantir políticas públicas que asseguram crédito, assistência técnica, infraestrutura e apoio à produção de milhares de famílias que vivem da terra — disse a reitora.

Ela ressaltou que, na UENF, as ações estão voltadas para as demandas e desafios dos pequenos produtores.

— Na UENF, temos orgulho de dizer que nossas ações de pesquisa, ensino e extensão estão intimamente conectadas com as demandas e os desafios enfrentados pelos pequenos produtores. Nossos projetos voltados à agroecologia, ao melhoramento genético, ao manejo sustentável e à difusão de tecnologias sociais são construídos de forma colaborativa, ouvindo e valorizando quem vive da agricultura. O lançamento do Plano Safra aqui na UENF fortalece ainda mais esse elo, colocando a ciência pública a serviço de quem produz o alimento que chega à mesa dos brasileiros — afirmou.

As ações da Semana do Produtor Rural, que abrangem uma semana inteira de atividades junto de produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes e interessados no setor, foram abertas na última segunda-feira, 21/07/25. Na mesa de abertura do evento foi evidenciada a importância do fortalecimento da agricultura familiar na região. (Veja AQUI)

Neste contexto, estiveram presentes, além da Reitora da UENF, Rosana Rodrigues, outros representantes da universidade, instituições como Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Rio de Janeiro (MDA-RJ), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater/Rio), Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), entre outras parceiras.

No ano de 2025, a Semana do Produtor Rural conta com 62 cursos de atualização, além de treinamento e qualificação profissional voltados para as realidades do campo. A semana encerra com o lançamento do programa do Governo Federal. O evento é organizado pela Coordenação de Extensão do CCTA/UENF.

O lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar em Campos dos Goytacazes representa um novo ciclo de investimento e esperança para o campo: são políticas públicas que chegam para fortalecer a produção de base agroecológica, gerar renda no interior e reafirmar o compromisso do Governo do Presidente Lula com a agricultura familiar e com os territórios rurais do Brasil. Eu estou extremamente empolgado com esse lançamento e é uma felicidade imensa ver a agricultura familiar cumprindo seu papel de produzir e botar comida na mesa do povo Brasileiro — disse o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Victor Tinoco.

(Jornalista: Thábata Ferreira – ASCOM/UENF)