Fórum na UENF debate governos e desenvolvimento urbano 

Evento reúne pesquisadores, agentes públicos e lideranças populares  

O Fórum Norte Fluminense: Governos e Desenvolvimento Urbano será aberto nesta terça, 20/09/22, às 9h, no Auditório 4 do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF. O evento, presencial e com inscrições gratuitas, reúne, até quinta, estudiosos, agentes do poder público e lideranças de movimentos populares. Quatro mesas temáticas vão se realizar nos dois primeiros dias e gerar subsídios para a mesa de encerramento, dedicada à discussão do futuro da região para além do petróleo. 

No primeiro dia, as duas mesas temáticas vão abordar os desafios da gestão pública (9h30) e das desigualdades sociais e urbanas (14h). No segundo dia, quarta-feira, os temas serão os desafios da economia extrativista (9h) e os da sustentabilidade (14h). No encerramento, quinta-feira, o assunto é “Desafios para o Norte Fluminense: o futuro para além do petróleo”. 

— O evento tem a ambição de avaliar a capacidade de reflexão e ação sobre os problemas presentes na realidade da nossa região, que não deixam de apresentar relação com questões nacionais e mesmo internacionais. Pretendemos debater sobre as transformações sociais e territoriais em curso na região e como os governos estão conduzindo e podem conduzir esse processo, de modo a garantir justiça social, sustentabilidade ambiental, redução de riscos e desigualdades — diz Érica Tavares, da UFF, que integra a comissão organizadora, ao lado de professores e pesquisadores da UENF, IFF, UCAM e da própria UFF. 

O Fórum é uma iniciativa do núcleo regional do INCT Observatório das Metrópoles, com apoio da Capes, CNPq, programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs) e UENF, e é parte parte do projeto “Como se governam as cidades?”, financiado pela Faperj.  O Observatório das Metrópoles está em 18 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, reunindo 380 pesquisadores.  

NOTÍCIAS

EDITAIS