Homenagem a Cícero Guedes e Sadi Bogado nesta sexta na UENF

• Categoria do post:Notícias

No encerramento do seu mês de aniversário, nesta sexta-feira, 30/08/24, a UENF presta duas homenagens a personagens importantes da história  de Campos dos Goytacazes. Às 11 horas, será realizada a cerimônia de designação do Restaurante Universitário da UENF em homenagem a Cícero Guedes, aprovada pelo Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) em 2023. E, às 15 horas, a cerimônia de designação do Hospital Veterinário em homenagem a Sady Coube Bogado, aprovada pelo CONSUNI em 2016.

Cícero Guedes

Cícero Guedes era líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Campos dos Goytacazes-RJ e participou do movimento estudantil que lutou pela implantação do Restaurante Universitário da UENF, inaugurado em 19 de dezembro de 2014. Uma conquista da comunidade universitária, o Restaurante Universitário da UENF oferece cerca de 2 mil refeições por dia.

Cícero era natural do interior de Alagoas, onde ainda criança foi submetido ao trabalho análogo à escravidão. O trabalhador rural foi pioneiro na criação de feiras de distribuição e venda de produtos agroecológicos oriundos de acampamentos e assentamentos rurais. No dia 26 de janeiro de 2013, Cícero Guedes foi assassinado em uma estrada rural perto do Assentamento Oziel Alves, em Campos.

Sady Coube Bogado

O homenageado, enquanto deputado federal, foi o autor da lei que regulamentou a profissão de médico veterinário no Brasil. Sady Coube Bogado é frequentemente homenageado pelos estudantes de Medicina Veterinária da UENF e, inclusive, já denomina a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Medicina Veterinária da UENF.

Sady Coube Bogado nasceu em Nova Friburgo-RJ no dia 15 de janeiro de 1928, mas foi para Niterói-RJ ainda bebê. Formado em Medicina em 1952 na Universidade Federal Fluminense, em Niterói-RJ, Sady Coube Bogado veio em 1953 para Campos dos Goytacazes-RJ para ser médico tisiologista do Hospital Ferreira Machado. Sadi Coube Bogado faleceu no dia 13 de dezembro de 2012.